Graduação

UFLA dá as boas-vindas aos calouros da graduação

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 03 Agosto 2021 15:30 | Última Atualização: Segunda, 09 Agosto 2021 13:59

Ainda remotamente, Universidade recepciona mais de mil novos estudantes dos cursos de graduação do primeiro semestre de 2021

Gentileza solicitar descrição da imagem

Ingressar em uma universidade pública com a qualidade reconhecida da Universidade Federal de Lavras (UFLA) é um sonho que se tornou realidade para os 1.049 novos estudantes dos 27 cursos de graduação de diversas áreas do conhecimento, que iniciaram na noite desta segunda-feira (2/8) as atividades da semana do calouro do  1º período letivo de 2021.

A tradicional recepção dos ingressantes dos cursos de graduação ainda foi feita de forma remota, em razão da pandemia da Covid-19. Mais de 970 pessoas, entre estudantes, familiares, professores e técnicos administrativos da Universidade acompanharam a live transmitida ao vivo pelo Canal da UFLA no Youtube.

As boas-vindas foram  conduzidas pelo reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, e pelo pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins. Também participaram da transmissão os diretores das oito unidades acadêmicas  e membros representantes do Conselho de Repúblicas e do Diretório Central dos Estudantes, que falaram um pouco sobre a vida dos estudantes na UFLA e em Lavras, e deram dicas aos ingressantes.

Entre os diretores, a alegria de receber novos alunos e mostrar o orgulho de ser UFLA se fez presente. Em suas falas, eles enalteceram as oportunidades oferecidas pela graduação, como a participação em  grupos de pesquisa, projetos de extensão, iniciação científica, residência pedagógica, programas diversos, e deram boas-vindas aos novos estudantes. O diretor em exercício da Faculdade de Ciências da Saúde, professor  Vitor Luis Tenorio Mati, lembrou que a Universidade trabalha o ensino, a pesquisa e a extensão de forma integrada com a sociedade. Já a professora Priscila Vieira Rosa, diretora da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária, falou sobre o reconhecimento da qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação da UFLA.

O  pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, disse que os ingressantes são vitoriosos por vencer o ensino médio e passar em um processo seletivo durante uma pandemia marcante na história. “Vocês terão pela frente pelo menos oito semestres letivos conosco, em comunidade acadêmica, em grande parte desse tempo aproveitando o câmpus. Estamos ansiosos para que todos possam se reunir novamente; o câmpus é muito mais do que um lugar de aulas, é um lugar de aprender a ser cidadão pleno e a ser um profissional”. O pró-reitor mostrou, ainda, o Blog do Calouro e lembrou o compromisso ético dos ingressantes dos cursos no que diz respeito à vida acadêmica que se inicia.

O reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, falou que a Universidade sente falta dos alunos de forma presencial e respondeu à pergunta que muitos se fazem sobre o retorno às aulas no câmpus. “Provavelmente iremos retornar no início de outubro para as aulas práticas nos laboratórios, considerando a redução dos casos e o avanço da vacinação, lembrando que a volta será gradual e isso exige uma disciplina por parte dos nossos estudantes”, disse. O retorno às aulas presenciais depende de avaliações do Comitê Especial de Emergência da UFLA no Enfrentamento à Covid-19 e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

Para quem ingressa na busca pela concretização de um sonho, a expectativa é enorme. “Estou superansiosa para começar, sempre quis estudar nutrição, acho um curso muito interessante. Já conhecia a Universidade pelo Processo de Avaliação Seriada (PAS) e pude participar do  UFLA de Portas Abertas”, comenta a estudante do primeiro período de Nutrição  Fernanda Campos, natural de Nazareno (MG).

Felicidade para quem está começando a vida acadêmica e para quem volta a ela, como é o caso da Luana Nascimento, de 33 anos. “Voltar à graduação depois de mais de 12 anos é iniciar um novo ciclo. Surgiu essa oportunidade de ingressar na UFLA, que sempre foi um sonho para mim. Tive que trabalhar muito cedo, optar por cursos mais flexíveis, construir uma carreira profissional, e fui deixando esse sonho de lado”. Com baixa visão, Luana é deficiente visual. Devido ao agravamento da doença, ela precisou se afastar do trabalho, mas voltou aos estudos, ingressando no curso de Agronomia. “Esse sentimento de entrar na UFLA é único”, completa.

A programação da Recepção de calouros continua remotamente, com reunião on-line com a coordenação dos cursos e atividades específicas até o próximo sábado (7/8), em horários a serem definidos pelas coordenações de cada curso.