Ir direto para menu de acessibilidade.
RESOLUÇÃO CEPE

CEPE/UFLA delibera pelo início de atividades práticas presenciais em laboratórios especializados e no campo a partir de 27/9

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 25 Agosto 2021 10:58 | Última Atualização: Sexta, 27 Agosto 2021 11:05 | Acessos: 7928
Gentileza solicitar descrição da imagem

Em reunião realizada na terça-feira (24/8), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Lavras (CEPE/UFLA) deliberou pelo retorno presencial das atividades práticas letivas das disciplinas que necessitam de laboratórios especializados ou de atividades de campo. Esse retorno ocorrerá a partir de 27/9. Consulte a Resolução CEPE nº 146.

Com a decisão, as faculdades, escolas e institutos devem confirmar, até o dia 2/9, por meio de planilhas eletrônicas disponibilizadas pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), os componentes curriculares que oferecerão aulas práticas e de campo presenciais. Até o dia 3/9, a Prograd irá divulgar a relação de disciplinas cujas atividades, em laboratório ou no campo, serão retomadas, para que estudantes e servidores possam consultar e se planejar. 

O Comitê Especial de Emergência para enfrentamento à Covid-19 (CEE-Covid-19-UFLA) enfatiza que os estudantes devem retornar a Lavras apenas após a certeza de que a disciplina em que estão matriculados estará sendo ofertada entre as práticas presenciais. Sendo assim, o retorno dos estudantes para a cidade de Lavras será gradual e seguro.

As unidades acadêmicas e departamentos deverão garantir a adaptação do protocolo de biossegurança e plano de contingência (disponíveis em ufla.br/coronavirus) para atenderem às especificidades das disciplinas que serão presenciais.

O estudante de graduação que não se sentir seguro para o retorno - e que esteja matriculado nas disciplinas cujas atividades práticas serão retomadas de forma presencial - poderá optar pelo cancelamento da matrícula nesse componente, procedimento que pode ser realizado  até 29/10.

A decisão estabelece ainda que ficam mantidas no formato não presencial (ANP) as atividades letivas teóricas ou as práticas que não utilizam laboratórios especializados ou se caracterizam como atividade de campo.

Veja também: Atividades presenciais dos servidores terão retorno gradual a partir de 8/9.

Assistência Estudantil

Segundo a Prograd, pelo número de estudantes matriculados atualmente nas disciplinas com indicativo de atividades presenciais, serão cerca de 1500 estudantes a frequentar o câmpus diariamente. O número poderá ser menor. Após concluída a etapa de cancelamentos de matrículas, será possível obter o total exato de estudantes que retornarão.

A partir das estimativas, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) já se prepara para garantir o suporte aos estudantes que retornarem:

Ambulatório Virtual – encontra-se em funcionamento o atendimento médico a toda a comunidade universitária por meio do Ambulatório Virtual. Basta preencher o formulário e agendar atendimento. Quando houver suspeita de Covid-19, testes diagnósticos RT-PCR serão feitos pelo LabCovid/UFLA, se assim for indicado pelo serviço médico. Em breve, o serviço vai estar também com atendimento presencial.

Restaurante Universitário –  O serviço retornará e oferecerá alimentação balanceada aos estudantes, de forma segura tanto para os usuários quanto para os funcionários. Serão implementadas medidas de segurança, a serem divulgadas antes do retorno.

Moradia Estudantil –  o retorno ocorrerá de forma segura, gradual e escalonada. E será permitido o retorno, nesse primeiro momento, apenas dos estudantes que estiverem matriculados em disciplinas que incluam atividades presenciais.

Acompanhe o Portal UFLA e o e-mail institucional para atualizações sobre assistência estudantil.

O cenário considerado para o retorno das atividades práticas

O CEE-Covid-19-UFLA opinou pela possibilidade de retorno desse grupo de disciplinas considerando que o estado de Minas Gerais encontra-se todo nas ondas verde e amarela do Plano Minas Consciente. A macrorregião sul do estado está em onda verde, o que demonstra que os indicadores de casos novos, taxa de transmissão e ocupação de leitos estão em níveis considerados favoráveis. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), nas últimas semanas houve redução de 30% no número de casos.

De acordo com dados do Painel Vacinômetro, apresentados na quinta-feira (19/8), 70,65% da população acima de 18 anos recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, e a cobertura de segunda dose e dose única aplicadas chega a 30,83%. Apresenta-se também a menor taxa de hospitalização desde o início da pandemia no Estado. 

A presidente do CEE-Covid-19-UFLA, professora Christiane Rocha, comenta que a vacinação em Lavras está alcançando as pessoas de 25 anos em 27/8, e as taxas de transmissão, incidência e ocupação de leitos estão controladas, como em praticamente todo o país. “No momento, apenas um estado da federação apresenta alta de casos e óbitos, e 18 estados, inclusive Minas Gerais, estão em queda. Dos nossos vizinhos, apenas o Rio de Janeiro está estável. O restante está em queda. Portanto, esse é um momento propício para a migração de uma parte dos estudantes que estão fora do município, principalmente porque 90% dos estudantes da graduação da UFLA são de Minas Gerais. Mas esse retorno  deve ocorrer de forma gradual  e escalonada”, pondera. Consulte o Painel Coronavírus Lavras.

O Comitê Especial de Emergência (CEE-Covid-19-UFLA) reforça que apenas estudantes envolvidos nas atividades práticas presenciais devem retornar a Lavras. Neste momento do cenário epidemiológico, é essencial o retorno gradual, e todos devem colaborar para que os deslocamentos ocorram de forma planejada. “Essa é uma medida de biossegurança para a cidade de Lavras. Precisamos cuidar da nossa comunidade. A questão da variante Delta é importante, e por isso solicitamos que aqueles que tiverem sintomas ou tenham estado com casos confirmados ou suspeitos só retornem a Lavras após 14 dias de isolamento em casa”, alerta.

A professora lembra, ainda, que os estudantes que retornarem às atividades presenciais de disciplinas práticas estarão automaticamente se comprometendo a seguir os protocolos das disciplinas e o plano de contingência geral. “Aos estudantes, solicitamos que sejam responsáveis nesse retorno e não participem de aglomerações. Devem manter os protocolos de uso de máscara e distanciamento também fora da UFLA, pois o comportamento de cada um impacta no risco de transmissão para todos ao seu redor ”.