SAÚDE

Praec/UFLA inicia atividades do Ambulatório Virtual - consultas podem ser agendadas a partir de 16/8

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 12 Agosto 2021 17:36 | Última Atualização: Sexta, 13 Agosto 2021 08:22

Diante de demandas apresentadas pela comunidade universitária para atendimentos de saúde, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) reorganizou as atividades da Coordenadoria de Saúde e dará início, em 16/8, a atendimentos on-line, por meio da iniciativa "Ambulatório Virtual". Servidores, estudantes, funcionários terceirizados e pessoal de associação temporária à Universidade poderão acionar atendimento médico por meio desse recurso.

Uma equipe de oito profissionais da Praec e dois do Departamento de Medicina ficará responsável pelos atendimentos em clínica geral. O serviço estará à disposição também aos membros da comunidade UFLA que estejam com sintomas gripais e suspeita de infecção pela Covid-19:  por meio do Ambulatório Virtual, os solicitantes poderão passar por consulta médica e, sendo necessário, serão encaminhados para coleta de amostra para realização de teste diagnóstico, a ser feito no Laboratório de Diagnóstico Molecular da UFLA.

Para obter atendimento, basta acessar e preencher o formulário de agendamento. Um atendente irá entrar em contato com o solicitante, por meio de aplicativo de mensagem de celular ou por e-mail, para realização de triagem e posterior encaminhamento ao médico, para consulta on-line. Os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, sempre das 7h às 21h. A previsão da pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Elisângela Elena Nunes Carvalho, é de que, a partir de setembro ou outubro, haja a possibilidade de as consultas ocorrerem de forma presencial. “A intenção é que, daqui cerca de 30 dias, o paciente, em conjunto com a equipe de trabalho, possa escolher entre a consulta presencial ou virtual”, explica.

O objetivo do novo recurso é retomar atendimentos de saúde normalmente oferecidos no Ambulatório da UFLA. “Temos recebido constantes demandas de nossa comunidade interna pelas consultas antes realizadas no Ambulatório, para diferentes tipos de problemas de saúde. Além disso, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a perspectiva de retorno futuro das atividades presenciais da UFLA, identificamos ser necessário já preparar a volta das ações do Ambulatório. Inclusive, as atividades da clínica odontológica, uma parceria com a Unilavras, devem ser retomadas em setembro. Divulgaremos mais detalhes desse atendimento em breve”, comenta Elisângela.

Acesse o formulário de agendamento do Ambulatório Virtual.

Sobre o ambulatório da UFLA

O Ambulatório é um serviço de saúde ofertado pela Universidade à comunidade universitária desde 2013, para atendimentos básicos de saúde. A estrutura - na qual foram realizados mais de 4500 atendimentos em 2019 - fica localizada abaixo da Nave I, no Pavilhão IV, no câmpus universitário.  A versão “Ambulatório Virtual” está sendo criada para retomar atendimentos que foram interrompidos durante a pandemia de Covid-19.

Com o início do trabalho remoto na Universidade, em 2020, profissionais de saúde da Praec foram cedidos para atendimento no projeto de extensão "Telessaúde como Ferramenta do Programa Regional de Prevenção e Enfrentamento à Infecção Humana pelo SARS-CoV2 (Covid19)", conhecido como Telecovid. Com a emergência de novas demandas da comunidade UFLA na área da saúde, os profissionais estarão agora em atividade no Ambulatório Virtual, retomando também atendimentos não relacionados à pandemia, garantindo atendimento rápido e de qualidade a toda comunidade universitária.

Além dessa iniciativa, a UFLA continua com os atendimentos remotos relacionados à Saúde Mental. O Núcleo de Saúde Mental foi pioneiro na oferta de atendimentos on-line pela Praec, mantendo funcionamento desde o início da pandemia, e está disponível para estudantes, servidores e funcionários terceirizados.