Câmpus Paraíso

Inscrições abertas para o processo seletivo do curso de bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Quinta, 02 Dezembro 2021 10:08 | Última Atualização: Terça, 04 Outubro 2022 17:46
Gentileza solicitar descrição da imagem

Estão abertas as inscrições para o primeiro processo seletivo da Universidade Federal de Lavras (UFLA) no câmpus de São Sebastião do Paraíso, referente ao curso de Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia. As inscrições podem ser feitas pelo site da Coordenadoria-Geral de Processos Seletivos da UFLA  (Cops) até o dia 16/12.

O edital disponibiliza 90 vagas para o primeiro semestre letivo de 2022, metade para preenchimento por ampla concorrência e metade reservada a estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. A distribuição das vagas reservadas será feita em oito grupos, especificados no edital.

A taxa de inscrição é de R$ 65. Ao se inscrever, o candidato deve ter concluído, no mínimo, a 3ª série do Ensino Médio cuja modalidade de ensino seja regular (três anos), ou a 4ª série do Ensino Médio cuja modalidade de ensino seja de quatro anos.

A classificação será baseada nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado nas edições de 2018, 2019 ou 2020, conforme a opção do candidato e os pesos das áreas e as notas mínimas deliberadas pelo colegiado de curso. A tabela com as notas mínimas nas provas e na redação está disponível no edital.

O resultado preliminar do processo seletivo será publicado a partir do dia 12/1/2022 e o resultado final, no dia 20/1/2022, ambos no site da COPS.

As datas para a matrícula inicial serão divulgadas no informe “Instruções Específicas para a Matrícula Inicial”, publicado no site da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico DRCA, juntamente com o resultado do processo seletivo. O candidato deve ficar atento às datas das convocações e dos períodos de matrícula.

Sobre o curso

O Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia é um curso superior com o objetivo de formar generalistas com competências que integrem, de forma interdisciplinar, conhecimentos científicos e tecnológicos concentrados na área de Ciências Exatas e em princípios básicos das engenharias, permeado pelo fomento à inovação de processos, serviços e produtos.

O egresso estará habilitado para atuar em diversos mercados, como o financeiro, em postos intermediários da gestão de empresas, organizações e instituições públicas, em indústrias ou em empresas de tecnologia. Em São Sebastião do Paraíso, o curso terá como fio condutor a formação para a ciência e a tecnologia relacionadas com a agroindústria e com o arranjo produtivo agropecuário.

O curso terá a duração de três anos. Ao concluir, os graduados terão ainda a oportunidade de uma nova formação, obtendo, com mais dois anos de estudo, também o título de engenheiro nos cursos de Engenharia da UFLA no câmpus de Lavras. Além disso, está previsto para o novo câmpus um mestrado profissional em Tecnologias para a Agroindústria, bem como a oferta de outros três cursos de graduação: Engenharia Elétrica, Engenharia de Software e Engenharia de Produção, todos focados em inovação, ciência e tecnologia.

Datas importantes do processo seletivo

Pedidos de isenção da taxa de inscrição: 29/11 a 1°/12 - Concluído

Resultado dos pedidos de isenção da taxa: 9/12

Inscrição: 2 a 16/12