Ir direto para menu de acessibilidade.
ENGENHARIAS

Termina na quinta (16/12) o prazo para inscrição em novo curso de graduação da UFLA em São Sebastião do Paraíso

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 13 Dezembro 2021 15:06 | Última Atualização: Terça, 04 Outubro 2022 18:03
Gentileza solicitar descrição da imagem

O prazo para inscrição no primeiro processo seletivo para o novo curso de graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em São Sebastião do Paraíso termina na próxima quinta-feira (16/12). As inscrições devem ser feitas pelo site da Coordenadoria-Geral de Processos Seletivos da UFLA  (Cops). O curso ofertado é o Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia, primeiro ciclo de formação para as engenharias elétrica, de produção e de software. Com um projeto pedagógico inovador, o curso tem duração de três anos e, após obter o diploma de nível superior, o estudante pode optar por cursar mais dois anos e obter diploma em uma das engenharias do novo câmpus. 

O início das atividades será no primeiro semestre letivo de 2022. O edital disponibiliza 90 vagas, metade para preenchimento por ampla concorrência e metade reservada a estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. A distribuição das vagas reservadas será feita em oito grupos, especificados no edital.

A taxa de inscrição é de R$ 65. Ao se inscrever, o candidato deve ter concluído, no mínimo, a 3ª série do Ensino Médio cuja modalidade de ensino seja regular (três anos), ou a 4ª série do Ensino Médio cuja modalidade de ensino seja de quatro anos. 

A classificação será baseada nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado nas edições de 2018, 2019 ou 2020, conforme a opção do candidato e os pesos das áreas e as notas mínimas deliberadas pelo colegiado de curso. A tabela com as notas mínimas nas provas e na redação está disponível no edital.

O resultado preliminar do processo seletivo será publicado a partir do dia 12/1/2022 e o resultado final, no dia 20/1/2022, ambos no site da Cops. 

As datas para a matrícula inicial serão divulgadas no informe “Instruções Específicas para a Matrícula Inicial”, publicado no site da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico DRCA, juntamente com o resultado do processo seletivo. O candidato deve ficar atento às datas das convocações e dos períodos de matrícula. 

 

Sobre o bacharelado

O Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia é um curso superior com o objetivo de formar generalistas com competências que integrem, de forma interdisciplinar, conhecimentos científicos e tecnológicos concentrados na área de Ciências Exatas e em princípios básicos das engenharias, permeado pelo fomento à inovação de processos, serviços e produtos.

O egresso estará habilitado para atuar em diversos mercados, como o financeiro, em postos intermediários da gestão de empresas, organizações e instituições públicas, em indústrias ou em empresas de tecnologia. Em São Sebastião do Paraíso, o curso terá como fio condutor a formação para a ciência e a tecnologia relacionadas com a agroindústria e com o arranjo produtivo agropecuário.

A estrutura do curso permite, também, o prosseguimento dos estudos em um segundo ciclo de formação profissional, na área de Engenharia (Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica ou Engenharia de Software), bem como no âmbito da pesquisa, por meio do ingresso em programas de mestrado ou doutorado.

Entrevista com o pró-reitor de Graduação da UFLA, professor Ronei Ximenes Martins, sobre o novo curso:

 

Datas importantes do processo seletivo

Inscrição: 2 a 16/12

Resultado preliminar: a partir de 12/1/2022

Resultado final: 20/1/2022

 

Acesse o edital para mais informações

 

Saiba mais sobre a implantação do novo câmpus 

Governador Romeu Zema anuncia investimentos do Estado para implantação do cãmpus da UFLA em São Sebastião do Paraíso

Equipe de gestão realiza visita técnica às obras do câmpus de São Sebastião do Paraíso

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.