Curso de Direito da UFLA recebe pela segunda vez o Selo OAB Recomenda

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quinta, 31 Março 2022 15:02 | Última Atualização: Quinta, 31 Março 2022 15:24
Gentileza solicitar descrição da imagem
Entrega do selo ao reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior

Entre 1.896 cursos de Direito existentes no Brasil, o bacharelado da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi um dos 192 a receber o Selo OAB Recomenda 2022. A cerimônia de entrega da 7ª edição do selo foi realizada no dia 16/3, na sede da OAB Nacional, em Brasília.

Na solenidade, o presidente da OAB, Beto Simonetti, reforçou a importância do selo para a qualidade do ensino jurídico no Brasil. “As instituições que estão representadas aqui nesta solenidade merecem o reconhecimento da Ordem em função da proficiência e da eficácia do ensino que é prestado”, disse.

Esta é a segunda vez que o curso da UFLA obtém o reconhecimento. A primeira foi em 2019, quando a instituição se candidatou pela primeira vez. Para a coordenadora do curso, professora Fernanda Versiani,  receber o prêmio novamente “é um importante reconhecimento da excelência do nosso curso de Direito e do trabalho qualificado e dedicado do corpo docente. Agradecemos aos professores, estudantes, técnicos e gestores pelo comprometimento com a melhoria e a qualidade do nosso curso. Esperamos continuar contribuindo para o ensino jurídico mineiro e despontando como uma instituição de destaque no País”.

O curso de direito da UFLA tem obtido importantes reconhecimentos desde sua criação. Em 2012, iniciou as atividades com o conceito 5 (máximo) do Ministério da Educação (MEC). Em 2017, também foi reconhecido pelo MEC com o conceito máximo. Em 2019, conquistou pela primeira vez o Selo OAB Recomenda.

O diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da UFLA, Dany Flávio Tonelly, destaca essa trajetória e afirma que, “apesar de sua história recente, o curso já demonstrou muitas conquistas, e isso revela o potencial de crescimento que a área de formação em direito tem. Há ainda dificuldades a serem superadas para a consolidação de planos mais elevados para a área, mas com o apoio institucional, o Direito da UFLA será ainda mais reconhecido entre os melhores do estado".

De acordo com a estudante Geicimara Kelen Custódio Silva, do 10° período, indicadores de qualidade foram importantes em sua escolha do curso de Direito da UFLA. “Consultei o índice de aprovação na OAB e  a posição que a UFLA ocupava no ranking nacional. Por isso, o selo da OAB é um sinal de que fiz uma boa escolha. Estou me formando em um curso de renome e com padrão de qualidade. Isso é muito importante para meu currículo, tanto para o mercado de trabalho, quanto para a carreira acadêmica”.

Essa é a mesma percepção do estudante Luiz Fernando da Silva Martins Mata, do 4° período do bacharelado. Em sua avaliação, “o selo da OAB é importante tanto para quem deseja entrar no curso, pois é um critério que ajuda a aferir a qualidade, quanto para quem já está dentro, porque o reconhecimento que ele confere é importante também após a conclusão do curso”.

O Selo OAB Recomenda adota como critérios o índice de aprovação dos estudantes no exame da Ordem e a nota da Instituição de ensino no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Até o momento, foram realizadas sete edições do prêmio.