ENSINO DE QUALIDADE

Programas de Pós-Graduação da UFLA avançam em avaliação quadrienal da Capes - 13 deles subiram em nota

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 14 Setembro 2022 15:05 | Última Atualização: Segunda, 24 Outubro 2022 09:43
Gentileza solicitar descrição da imagem

A divulgação dos resultados preliminares da avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) atestam a qualidade crescente dos cursos stricto sensu da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Dos 41 programas de pós-graduação da Instituição, 32% (13)  subiram no conceito obtido. Com o resultado, a Universidade passa a ter 51% de programas nas faixas de conceitos mais altas (5, 6 e 7), que remetem à excelência nacional ou internacional. Esse percentual era de 42% na última avaliação, divulgada em 2017.

A avaliação realizada pela Capes, que este ano refere-se ao intervalo 2017-2020, busca verificar se os cursos atendem ao padrão mínimo de qualidade exigido, e seus resultados são utilizados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) para deliberação sobre a continuidade das atividades dos cursos. Os conceitos atribuídos vão de 1 a 7. São avaliados quesitos ligados ao perfil do corpo docente, à atuação dos estudantes, inclusive pela geração de teses e dissertações, além da produção intelectual gerada e o impacto/inserção social dos programas.

Os conceitos 6 e 7 expressam a grande qualidade e a inserção internacional das atividades dos programas. Na UFLA, dois programas de pós-graduação avançaram para o conceito 6 nesta última avaliação (Fitotecnia e Ecologia Aplicada), somando-se a outros quatro da Instituição que têm a mesma classificação: Microbiologia Agrícola, Genética e Melhoramento de Plantas, Zootecnia e Ciência dos Alimentos. Já no conceito máximo (7) está o Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo.

A consolidação da excelência dos programas em nível nacional é contemplada pelo conceito 5. A Pró-reitora de Pós-Graduação, professora Adelir Aparecida Saczk, destaca que oito programas progrediram do conceito 4 para o 5 (Ciência e Tecnologia da Madeira, Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Recursos Hídricos, Estatística e Experimentação Agropecuária, Biotecnologia Vegetal, Botânica Aplicada, Fisiologia Vegetal). “Foi um salto muito expressivo. Temos, no total, 14 programas com esse nível de excelência, e oito deles (57%) ascenderam por essa última avaliação. Como o resultado é preliminar, a partir dos recursos ainda há possibilidade de novas progressões”. Também são conceito 5 Engenharia de Biomateriais, Entomologia, Fitopatologia, Ciências Veterinárias, Administração e Agroquímica.

O programa com conceito 4 é aquele que alcançou nível de qualidade suficiente para iniciar a oferta de curso de doutorado. Na UFLA, atualmente são oito programas com conceito 4 (19,5%): Plantas Medicinais Aromáticas e Condimentares,  Educação, Matemática em Rede Nacional - ProfMat, Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas, Multicêntrico em Química de Minas Gerais, Engenharia de Sistemas e Automação, Desenvolvimento Sustentável e Extensão, e Ciência da Computação. Os três últimos programas evoluíram do conceito 3 para 4 nesta última avaliação.

O conceito necessário para funcionamento é o 3, padrão mínimo de qualidade,  comum também em cursos novos. A UFLA possui 12 programas nesse patamar, dois criados em 2017 (Ciência da Saúde e Nutrição e Saúde), que passaram por sua primeira avaliação quadrienal, oito criados em 2019 (Engenharia de Alimentos, Engenharia Ambiental, Ciência e Tecnologia da Produção Animal, Filosofia, Letras, Ensino de Ciências e Educação Matemática, Educação Científica e Ambiental, Física), que ainda passarão pela próxima avaliação quadrienal, além dos programas de Tecnologias e Inovações Ambientais e Administração Pública.

Apenas dois programas da Universidade reduziram o conceito em relação à última avaliação: Genética e Melhoramento de Plantas (de 7 para 6) e o mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional - ProfMat (5 para 4), mantendo-se, no entanto, em bons níveis de avaliação. Para o reitor em exercício da UFLA, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior, os resultados demonstram a qualidade dos cursos de pós-graduação ofertados pela UFLA e são a expressão dos esforços das várias equipes envolvidas - professores, técnicos administrativos, estudantes e gestores. “Esse desempenho confirma a importância da universidade pública ao exercer seu papel na formação qualificada de recursos humanos e também no desenvolvimento das pesquisas científicas, que por sua vez geram conhecimento e contribuem para a inovação, com impactos diretos para a sociedade. Temos que continuar esse trabalho, avançar nas ações de acompanhamento dos cursos para manter esse patamar e para melhorar o desempenho daqueles que ainda precisam avançar na escala de avaliação. Há um compromisso da gestão com ações de apoio para que esse avanço seja possível e contínuo”, diz.

Entre as ações realizadas no quadriênio 2017- 2020, segundo a PRPG, esteve a promoção de cursos de capacitação para o preenchimento do relatório dos programas na Plataforma Sucupira, de forma a garantir a adequação aos novos parâmetros de avaliação propostos pela Capes. “A Instituição vem apoiando também financeiramente a produção científica por meio dos Programas de Apoio à Publicação Científica (PAPC) e de Apoio à Publicação Científica em Periódicos de Elevado Impacto (Papei). Esse tipo de apoio contribui para a publicação em periódicos de alto fator de impacto em língua estrangeira. São ações consideradas fundamentais para o êxito obtido pelos programas na última avaliação, além do trabalho de qualidade das equipes de cada programa”, ressalta Adelir.

Os programas de pós-graduação da UFLA estão com inscrições abertas para ingresso até 16/10: saiba mais.

Avaliao Quadrienal Capes 2017 2020.jpg