Comunidade UFLA mantém Instituição em grupo de excelência - 11ª melhor universidade pública do País e 3ª de Minas
Gestores, professores, técnicos administrativos, estudantes e colaboradores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - mesmo sob os desafios da pandemia de Covid-19 e da redução de financiamento público que afetou o custeio das atividades - venceram o desafio de manter a Instituição no grupo de universidades públicas de excelência do País. A qualidade dos cursos de graduação da UFLA é, mais uma vez, reconhecida pela avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação (Inep/MEC).
O órgão divulgou, nessa terça-feira (28/3), os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC). A UFLA permanece com a nota máxima (5) no IGC, avaliação positiva que não se altera desde 2008. O conceito de excelência foi alcançado por um grupo de 15 universidades públicas brasileiras. Com o resultado, a UFLA permanece como a 11ª melhor universidade pública do Brasil, a 9ª entre as federais e a 3ª de Minas. Também contribuiu para os resultados o desempenho dos programas de pós-graduação da Universidade, que passam por avaliação quadrienal e têm sua qualidade sempre aprimorada.
Os dados avaliados pelo Inep são referentes a 2021, ano crítico da pandemia de Covid-19. Segundo o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, os indicadores materializam o esforço de toda a comunidade universitária, em um período de condições adversas. “Mantivemos o alto desempenho, mesmo em um período desafiador, marcado pela situação de emergência em saúde pública que exigiu grandes transformações em nossos processos de ensino. Todas as ações que buscaram minimizar os prejuízos causados pelo orçamento insuficiente dos últimos anos também foram importantes para essa vitória expressiva da nossa comunidade. Foi, ainda, um período de adaptação à nova estrutura organizacional, em que os cursos de graduação e pós-graduação passaram para a responsabilidade de condução das Escolas, Faculdades e Institutos. Esses resultados mostram que tivemos sucesso nesse processo e com a nova estrutura, a tendência é que evoluiremos ainda mais”, diz.
Quanto ao Conceito Preliminar de Curso (CPC), componente do ICG que avalia os cursos de graduação, a maior parte avaliada em 2021 foi de licenciaturas, o que tem grande representatividade para a mensuração da qualidade de formação de professores no Brasil. Na UFLA, dos 15 cursos avaliados, 10 são licenciaturas. O conceito 4 foi obtido por todos os cursos presenciais do grupo. Nos dois cursos da modalidade a distância, houve um também com conceito 4 (Pedagogia), e o único conceito 3 registrado (Letras) refere-se a um curso que havia sido interrompido e estava com estudantes em processo de repercurso.
“O conceito 4 expressa o reconhecimento da qualidade dos cursos e é a faixa onde estão 59,2% dos cursos das instituições públicas federais, segundo o MEC. O resultado indica que estamos no caminho certo, especialmente na contribuição que podemos oferecer para o aprimoramento da educação básica brasileira, formando excelentes professores”, comenta o pró-reitor de pós-graduação, professor Ronei Ximenes Martins. Ele destaca a dedicação dos colegiados de todos os cursos avaliados, docentes, estudantes, técnicos e colaboradores que superaram todos os desafios e mantiveram o ensino de graduação ativo durante a pandemia. “Enalteço, também, os esforços da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento de Ensino da Prograd, responsável por dar suporte para que os colegiados cumpram os requisitos do Enade, e da Diretoria de Regulação e Políticas de Ensino, que conta com a Procuradoria Institucional, responsável por manter atualizadas as informações institucionais no Inep/MEC”.
Repercussão nas unidades acadêmicas
Entre as unidades acadêmicas que tiveram cursos avaliados estão o Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (Icet), a Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (Faelch), o Instituto de Ciências Naturais (ICN) e a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS). Para a diretora da Faelch, professora Helena Maria Ferreira, unidade com cinco cursos avaliados nesta edição, o resultado foi exponencialmente positivo, principalmente, em um momento pandêmico. “Esse resultado advém do excelente trabalho das equipes gestoras (coordenações e colegiados de cursos, Pró-reitoria de Graduação) e das equipes de apoio administrativo, do corpo docente de alto nível, do corpo discente comprometido e da ótima infraestrutura física. Esse resultado é representativo para a garantia do cumprimento do objetivo formativo proposto pela Faelch, qual seja, ser uma faculdade reconhecida pela qualidade em sua área de atuação, comprometida com o desenvolvimento do pensamento crítico e a transformação social, primando pela melhoria dos processos de ensino, pesquisa e extensão universitária.”, conclui.
Classificação da UFLA entre as universidades públicas que obtiveram conceito máximo no IGC (5)
De acordo com o Inep, mais da metade de todas as instituições de ensino avaliadas (62,9%) obteve avaliação na faixa 3 do IGC. As instituições de ensino federais foram as que alcançaram melhor desempenho no indicador. Das universidades públicas, incluindo federais e estaduais, 15 obtiveram o conceito 5:
1- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) |
2 - Universidade Federal de Minas Gerais (Ufmg) |
3 - Universidade Federal do Rio Grande Do Sul (Ufrgs) |
4 - Fundação Universidade Federal do ABC (UFABC) |
5 -Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
6 - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) |
7 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) |
8 - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
9 - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
10 - Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) |
11 - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
12 - Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) |
13 - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
14 - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) |
15 - Universidade de Brasília (UNB) |
Cursos Avaliados sns UFLA - edição 2021 do CPC
UA |
Curso |
Faixa CPC |
ICN |
Química (Licenciatura) |
4 |
ICN |
Ciências Biológicas (Licenciatura) |
4 |
Icet |
Física (Licenciatura) |
4 |
Faelch |
Pedagogia (Licenciatura) - Ead |
4 |
FCS |
Educação Física (Bacharelado) |
4 |
FCS |
Educação Física (Licenciatura) |
4 |
Faelch |
Filosofia (Licenciatura) |
4 |
Faelch |
Pedagogia (Licenciatura) |
4 |
Faelch |
Letras-Português E Inglês (Licenciatura) |
4 |
Icet |
Matemática (Licenciatura) |
4 |
Icet |
Química (Bacharelado) |
4 |
ICN |
Ciências Biológicas (Bacharelado) |
4 |
Icet |
Ciência Da Computação (Bacharelado) |
4 |
Icet |
Sistemas De Informação |
4 |
Faelch |
Letras-Português (Licenciatura) - Ead |
3 |
Para saber mais sobre os indicadores divulgados, acesse a notícia publicada pelo Inep/MEC.