Ciência e Tecnologia

Programas de Pós-Graduação da UFLA sobem nota no resultado final da avaliação da Capes

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 20 Dezembro 2022 12:34 | Última Atualização: Quarta, 08 Março 2023 05:32
Gentileza solicitar descrição da imagem

Foi divulgado nesta segunda-feira (19/12), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o resultado final da avaliação quadrienal referente ao intervalo 2017-2020, que distribui notas para programas de pós-graduação de universidades brasileiras. Com os recursos apresentados pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) após a divulgação do resultado preliminar, quatro programas da Universidade avançaram em relação ao resultado inicial.

Os maiores conceitos, 6 e 7, expressam a grande qualidade e a inserção internacional das atividades dos programas. Na UFLA, os programas de pós-graduação em Engenharia de Biomateriais e em Entomologia elevaram suas notas no quadriênio após o recurso, avançando da nota 5 para a nota 6. Nos resultados preliminares, dois programas já haviam avançado para o conceito 6: os programas de pós-graduação em Ecologia Aplicada e em Fitotecnia. Outros três programas da Instituição que têm essa mesma classificação são os programas de pós-graduação em Ciência dos Alimentos, em Microbiologia Agrícola e em Zootecnia.

O Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas também havia obtido, inicialmente, nota 6. Porém, após o recurso, subiu para 7, mantendo o conceito que já havia alcançado em 2017. Outro programa que também possui e permanece com o conceito máximo é o Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo. Com isso, a UFLA agora possui nove programas de pós-graduação com excelência de notas 6 e 7.

Outro avanço após recurso foi o do mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat/UFLA), que passou de 4 para 5. Em 2017, o ProfMat também já havia conquistado a nota 5.

A Pró-reitora de Pós-Graduação, professora Adelir Aparecida Saczk, ressalta a importância dessa conquista. “Nove programas de pós-graduação encaminharam recurso para a Capes para a reanálise das suas avaliações. Desses, quatro obtiveram êxito e melhoraram suas notas. Tudo isso é fruto do esforço dos coordenadores, das coordenadoras, dos docentes e dos discentes de cada programa, que contam sempre com o apoio da UFLA. Tenho certeza que esse resultado da avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação da nossa Universidade demonstra a qualidade dos nossos cursos de pós-graduação e reflete as melhorias alcançadas por esses cursos de mestrado e doutorado”, explica a pró-reitora.

A avaliação quadrienal da Capes tem o objetivo de verificar se os cursos atendem ao padrão mínimo de qualidade exigido e os resultados são utilizados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC) para deliberação sobre a continuidade das atividades dos cursos. Os conceitos vão de 1 a 7 e são avaliados quesitos ligados ao perfil do corpo docente, à atuação dos estudantes, inclusive pela geração de teses e dissertações, além da produção intelectual gerada e o impacto/inserção social dos programas.

Acesse a matéria dos resultados preliminares, que contém informações adiciconais.

Confira os conceitos dos Programas de Pós-Graduação da UFLA no resultado final da Avaliação Quadrienal da Capes 2017-2020:

Texto: Claudinei Rezende, bolsista Fapemig/Comunicação UFLA