REENCONTRO

25 e 50 anos de formados: turmas de 1973 e 1998 encerraram as comemorações pelos 115 anos da UFLA

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 12 Setembro 2023 16:16 | Última Atualização: Segunda, 18 Setembro 2023 14:04
Gentileza solicitar descrição da imagem

As celebrações dos 115 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 2023 incluíram as atividades tradicionais com turmas formadas há 25 e 50 anos na Instituição. Na sexta-feira (8/9) houve a cerimônia “Jubileu de Ouro e Prata”, realizada no período da tarde no Salão de Convenções do câmpus Lavras, com entrega de certificados e homenagens aos ex-alunos, e à noite ocorreu o jantar celebrativo, realizado no Clube de Lavras.

As reflexões do reencontro perpassaram os momentos históricos que marcaram as turmas formadas em 1973 e em 1998. Os formados há 50 anos viveram o momento de diversificação na Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL). “Foi o período de introdução de novos cursos, como Administração, e de introdução da pós-graduação, um momento de abertura da Instituição a novas áreas”, reforçou o reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, que presidiu a cerimônia ao lado do ex-diretor da ESAL (1971-1975), professor Fábio Pereira Cartaxo. Já para quem se formou em 1998, o marco foi a transformação em Universidade. “Foi a primeira turma formada que havia ingressado no momento de transformação da ESAL em UFLA”, lembrou. Na ocasião, o reitor também mencionou o fato de a ciência brasileira ter se construído a partir do trabalho das universidades, e lembrou o desafio atual relativo à produção de alimentos. “O avanço do Brasil depende de todos nós. Que sejamos uma sociedade mais fraterna, e que consigamos fazer um País grande e soberano”.

O agrônomo Itagiba Nogueira de Oliveira representou a turma de 1973 e, em seu discurso, ressaltou a relevância do ex-diretor da ESAL Allyson Paulinelli, falecido em junho deste ano, destacando sua atuação na Instituição e as indicações ao prêmio Nobel da Paz. O ex-aluno Wallas Moreira de Queiroz, da turma de 1998, também manifestou-se, reconhecendo a importância da Universidade. “Nós que hoje estamos em campo recebemos os colegas formados em Lavras com muito carinho, sabendo da qualidade da formação, especialmente o fundamento proporcionado aqui na área de solos”. Ele também ressaltou o papel que a turma vem desempenhando no novo formato da agricultura brasileira, na era da inteligência artificial. “Esperamos que Lavras se torne cada vez maior, cada vez mais gigante, e esperamos ser parte de todo o desenvolvimento que vem aí”.

A egressa Vânia Maria Carvalho celebrou seus 50 anos de formada e relata os desafios de uma turma em que só havia três mulheres. “Foi algo que tivemos que enfrentar, já que a agronomia não era vista como coisa para mulher. Todos os homens da turma já se formaram com empregos garantidos, e nós não. Mas todas venceram logo, e trabalharam na área. Então considero que somos uma turma de sucesso. Trabalhei a vida toda com inspeção de sementes e mudas, uma área linda, alicerce da agricultura”, conta. Vânia é de Lavras e trabalhou por 32 anos em Belo Horizonte, tendo se aposentado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

No período da noite, essas e outras turmas se encontraram no jantar comemorativo, para continuidade das homenagens (veja abaixo as fotos).

Cerimônia Jubileu de Ouro e Prata (clique na foto para acessar o álbum)

Jantar do ex-aluno (clique na foto para acessar o álbum)

Fotos: Ana Eliza Alvim, Rodrigo Alves e Rodrigo Ferreira da Silva.