Ir direto para menu de acessibilidade.
Congresso

Ciufla, Conex e Congresso da Pós-Graduação vão até sexta-feira (9/11)

Publicado: Quarta, 07 Novembro 2018 15:35 | Última Atualização: Segunda, 12 Novembro 2018 17:29
Gentileza solicitar descrição da imagem

Teve início nessa segunda-feira (5/11) o XXXI Congresso de Iniciação Científica (Ciufla), XIII Congresso de Extensão (Conex) e XXVII Congresso da Pós-Graduação, com a temática “Perspectivas da universidade brasileira: da formação ao egresso”, realizado no câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) até sexta-feira (9/11). O evento ocorre anualmente com o objetivo de a comunidade acadêmica trocar experiências e a universidade reconhecer a qualidade do ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica desenvolvidos na Instituição, responsáveis por melhorar a vida da população brasileira.  Cerca de duas mil pessoas devem participar das atividades programadas para os cinco dias da cerimônia, que conta com mais de 20 palestras e de 150 trabalhos científicos expostos em sessões de pôsteres.  

O tema se alinha a uma das maiores preocupações atuais das instituições universitárias: a relação entre as atividades produtivas, o mercado de trabalho, os processos de formação dos cidadãos/trabalhadores e a problemática da relação entre a formação universitária e as formas de inserção profissional dos seus egressos. Os rápidos avanços tecnológicos promoveram mudanças no ensino superior que passaram a focar o atendimento a demandas de produtividade e crescimento econômico, prestação de serviços e domínio da ciência e da tecnologia.

Na abertura da solenidade, que ocorreu no Salão de Convenções, a vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, parabenizou o grupo pela unificação dos três congressos em um único evento. "O diferencial dessa Universidade é o trabalho das diversas áreas de forma conjunta. Não apenas formamos todos os profissionais que a socidade precisa. Atuamos fortemente em inúmeras atividades de impacto direto na sociedade, uma iniciativa muito importante da nossa Instituição, levada à frente pelo trabalho conjunto dos gestores", disse. 

Na ocasião, o pró-reitor de Pesquisa da UFLA, professor Teodorico Ramalho, enfatizou a importância das pesquisas científicas desenvolvidas na Universidade. "É o ponto inicial para a criaçãode novas tecnologias que beneficiam a vida da população. A pesquisa na Universidade gera conhecimentos que dão suporte para a formação das tecnologias responsáveis por gerar a riqueza do País", afirmou. Já o pró-reitor de Pós-graduação, professor Rafael Pio, relembrou as conquistas da UFLA com a abertura dos novos programas de pós-graduação  Letras (acadêmico), Física (acadêmico),  Ensino em Ciências e Educação Matemática (profissional), Educação Científica e Ambiental (acadêmico), Engenharia de Alimentos (acadêmico) e Engenharia Ambiental (acadêmico). "Acreditamos que para os próximos anos teremos um salto de qualidade e quantidade de trabalhos, refletindo na ampliação do Congresso", ressaltou. 

O pró-reitor de Extensão e Cultura, professor João José Marques, destacou a importância da extensão - ponte que a própria universidade e instituições parcerias fazem para levar os benefícios da ciência até a população.  "Que a extensão sirva para alimentar de ideias o ensino e a pesquisa, que, por sua vez, possibilitarão melhor interação da universidade com a sociedade e seus estudantes", frisou. Professor Teodorico homenageia do diretor de  ciência, tecnologia e inovação da Fapemig, Prof. Paulo Sérgio

Na palestra de abertura, o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão, falou sobre a importância da Fapemig na formação dos egressos da UFLA, e destacou as contribuições da ciência e tecnologias brasileiras para o mundo.

Premiação

Durante o evento, os professores que tiveram suas publicações científicas destacadas nas principais revistas científicas do mundo também receberam os prêmios  "Professor Alysson Paulinelli" e "Professor Alfredo Scheid Lopes". Na cerimônia o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, informou que a premiação tem dois objetivos: reconhecer o valor de pessoas que marcam a importância da UFLA para o País, homenageando assim os professores Alysson Paulinelli e Alfredo Sheid, Lopes e também fazer um reconhecimento público da qualidade dos trabalhos dos docentes da UFLA. “Com sabedoria e persistência conseguimos promover a popularização do conhecimento. Por isso, espero que vocês se inspirem nesses dois professores que engrandecem essa Universidade de uma maneira muito especial. E destaco que não queremos iniciar com essa premiação a era da produção em nossa Instituição, mas sim fortalecer o nosso compromisso na sociedade e no progresso do País”, destacou. Saiba mais sobre a premiação.

Congressos 

Todos os anos o  Ciufla tem como principal objetivo a divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos alunos de graduação da instituição. Já o Conex  busca fomentar discussões  em torno da extensão universitária e suas contribuições para a sociedade. E o Congresso da Pós-graduação debate os desafios e perspectivas na área.  A programação completa está disponível no site www.ufla.br/congressos

 

Confira as fotos da abertura:

Assunto(s): extensão , pesquisa , inovação , ensino
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção