Saúde

Minuto da Saúde realiza ação em combate ao mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Sexta, 05 Abril 2019 10:00 | Última Atualização: Sexta, 05 Abril 2019 10:33
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na quinta-feira (5/4), o projeto Minuto da Saúde, em parceria com a Vigilância em Saúde de Lavras, realizou uma ação no Centro de Convivência da Universidade Federal de Lavras (UFLA) com foco no combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya. A iniciativa faz parte de uma mobilização nacional de conscientização sobre as endemias e sobre a necessidade de se redobrar os cuidados neste período de chuvas.

Em Minas Gerais, até a primeira quinzena de fevereiro de 2019, foram registrados mais de 17 mil casos prováveis de dengue, 92 casos prováveis de zika e 317 prováveis da febre chikungunya, de acordo com os dados da Secretaria de Saúde de Minas Gerais.

Confira ações para evitar a proliferação do Aedes aegypti:

Retire o lixo do ambiente

Elimine recipientes que acumulem água

Coloque areia em pratos de plantas

Retire sacos plásticos, latas, garrafas e pneus do ambiente

Solicite limpeza de calhas entupidas com folhas

Verifique periodicamente as bandejas de ar condicionado e geladeira.

Verifique e retire água acumulada em bromélias

Tampe as caixas d’água

Revise periodicamente as estufas e casas de vegetação

Realize campanhas em nossos locais de trabalho