COMBATE AO CORONAVÍRUS

Máscaras de proteção produzidas na UFLA foram repassadas ao município; novo lote sairá na próxima semana

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 06 Abril 2020 16:41 | Última Atualização: Sexta, 30 Julho 2021 15:02
Gentileza solicitar descrição da imagem

Parte das máscaras de proteção individual em acrílico que estão sendo produzidas na UFLA - para utilização por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) – acaba de ser entregue ao município para distribuição. Nesta segunda-feira, 115 unidades foram retiradas na Reitoria da UFLA por representantes da Prefeitura de Lavras. A meta, inicialmente, é chegar a 500 unidades produzidas, que possam atender aos profissionais dos SUS que estão em atendimento em Lavras, incluindo médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde bucal.

De acordo com a chefe de gabinete, professora Joziana Muniz de Paiva Barçante, a equipe de professores e estudantes responsável pela confecção das máscaras está alterando o processo de produção, de forma que ele fique mais ágil e seja possível concluir, até a próxima semana, todo o quantitativo planejado. Joziana explica que há muita demanda também de municípios vizinhos, e a equipe estuda formas de viabilizar esse atendimento mais amplo.

A secretária de Saúde do município de Lavras, Márcia Regina Guedes, esteve na UFLA para receber as máscaras e garante que elas serão uma forma de proteção adicional muito importante para os profissionais, para que estejam devidamente preparados para o atendimento a eventuais pacientes com a Covid-19.

A produção das máscaras, que são do tipo “face shield”, ocorre por meio de uma força tarefa organizada pelo Gabinete da Reitoria da UFLA e que envolve os departamentos de Ciências Exatas (DEX), Física (DFI), Saúde (DSA) e

Modelo de máscara de acrílico em produção na UFLA

Engenharia (ABI), mobilizando os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Civil. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Lavras e de empresas privadas, que forneceram as placas de acrílico para compor o modelo desenvolvido pela UFLA. O Centro Universitário Unilavras também faz parte da rede de colaboração, e está produzindo as unidades que serão doadas aos hospitais da cidade.

De acordo com o professor Sandro Pereira da Silva, do curso de Engenharia Mecânica, o projeto das máscaras atende às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). As unidades produzidas até o momento foram feitas utilizando-se impressora 3D para confecção dos suportes de fixação. Já as viseiras de acrílicos são cortadas em outro equipamento (clique e leia o texto sobre a produção das máscaras).