Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: conheça a trajetória de Hugo Antônio, ex-aluno da UFLA
No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, trazemos a trajetória de Hugo Pereira Antônio, ex-aluno da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Natural de Angra dos Reis (RJ), graduou-se em Zootecnia em 2020/1, quando mais de 500 profissionais concluíram essa etapa em um cenário desafiador.
Aos três anos, após diagnóstico de um tumor maligno no nervo óptico, denominado Rabdomiossarcoma, Hugo perdeu a visão. Ele encontrou na equoterapia uma maneira de superar as suas limitações. Atualmente, ele é palestrante e consultor nos temas de manejo e alimentação de equídeos e promoção de acessibilidade em centros equestres.
“Não posso deixar de agradecer a Deus, à minha família, em especial aos meus pais, e a todos os amigos incentivadores e conselheiros pelo profissional e ser humano que me tornei. Meu lema sempre será: ‘Não limite os seus desafios, desafie os seus limites’, comenta Hugo Antônio.
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas. A data propõe reflexões sobre os direitos da pessoa com deficiência, com o objetivo de conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; conscientizar a população sobre assuntos de deficiência; celebrar as conquistas da pessoa com deficiência e pensar a inclusão desse segmento na sociedade, para que ele influencie os programas e políticas que o afetem.
Saiba como foi sua trajetória durante a graduação na UFLA no vídeo abaixo.
Texto: Greielle Santos - Licenciada em Letras, Comunicação/UFLA
Edição de vídeo: Sérgio Augusto - Comunicação/UFLA