UFLA FAZ EXTENSÃO

IV UFLA Faz Extensão reuniu participantes on-line em atividades gratuitas

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 14 Setembro 2021 15:11 | Última Atualização: Terça, 14 Setembro 2021 15:11
Gentileza solicitar descrição da imagem

No dia 3/9, foi realizado o IV UFLA Faz Extensão, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) para toda a comunidade. Os eventos fizeram parte da programação comemorativa dos 113 anos da UFLA. Foram oferecidas para o público 18 atividades on-line e gratuitas, relacionadas a temas diversos que envolvem diferentes áreas. Durante a realização das apresentações, oficinas, palestras e treinamentos, segundo apurações feitas pela Proec até o momento, mais de 250 pessoas participaram das atividades.

A professora Vera Simone Schaefer Kalsing, coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Raça (Mura), foi uma das integrantes do Grupo responsáveis pela oficina “Violência contra a mulher e os direitos humanos”, realizada durante o IV UFLA Faz Extensão. “Foi muito gratificante ver o fruto do nosso trabalho de estudos e pesquisas tendo uma receptividade tão grande. Os temas que discutimos são de muita relevância para a sociedade e, ao que tudo indica, a sociedade também quer discutir. Falar sobre violência contra a mulher, feminicídio e direitos humanos é uma discussão de extrema urgência. No Brasil, quase 5 mil mulheres são mortas por ano, 13 por dia, e a maioria das vítimas são negras. Essa situação precisa ser mudada, e é por isso que continuaremos promovendo debates como esse.”

O estudante Guilherme Marciano Pereira está no primeiro período do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFLA e já acompanhou a apresentação sobre fisiologia vegetal organizada pelo Núcleo de Estudos em Fisiologia Vegetal, que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal (PPGFV). De acordo com Guilherme, descobrir mais sobre a fisiologia o fez se interessar ainda mais pela área de ciências biológicas. “Descobri que, além das plantas, a fisiologia pode estudar até mesmo as funções e o funcionamento dos nossos próprios organismos. Além disso, os experimentos mostrados pelo Núcleo sobre fisiologia vegetal me deixaram curioso para ver de perto o que as apresentadoras queriam nos mostrar. Espero poder participar presencialmente da próxima vez.”

Dentre os temas trabalhados durante o UFLA Faz Extensão deste ano, também estão inteligência artificial, matemática, design de slides, diversidade microbiana, assistência estudantil, insetos, equideocultura, pandemia de Covid-19, conservação de alimentos, agroecologia, nutrição e reprodução animal, coleta seletiva e reaproveitamento de materiais, quantidade de açúcar e sal presente nos alimentos, acesso de mulheres negras na UFLA e crescimento de seres vivos, indivíduos ou população. O Núcleo de Estudos em Cerveja Artesanal (NucBeer) também foi o tema de uma das atividades.

Texto: Claudinei Rezende, bolsista Pibec.

Revisão: Ana Eliza Alvim.