Campanha de conscientização

Ajudar é o Bicho: Campanha incentiva a redução do atropelamento de animais em rodovias brasileiras

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Segunda, 18 Abril 2022 16:51 | Última Atualização: Segunda, 18 Abril 2022 16:51
Gentileza solicitar descrição da imagem

Teve início no sábado (16/4) a campanha “Ajudar é o Bicho!”, que ocorrerá durante praticamente todo o ano de 2022 e encerrará no Dia Nacional de Urubuzar, em novembro. As ações, que serão realizadas em zoológicos, aquários e universidades, têm o objetivo de conscientizar a sociedade para os impactos causados por rodovias e ferrovias à fauna silvestre, além de incentivar o uso do app Sistema Urubu, um aplicativo que mapeia os pontos com mais ocorrência de atropelamentos e que pode ser baixado gratuitamente por qualquer pessoa. A campanha tem a parceria da Universidade Federal de Lavras (UFLA), EnvironBIT, Klabin,  AZAB e dezenas de zoológicos e aquários em todo o Brasil.

O professor Alex Bager, do Instituto de Ciências Naturais (ICN/UFLA) e coordenador do projeto, explica que a campanha consiste em dois pilares. Em zoológicos e aquários, no recinto de um animal afetado por atropelamento, por exemplo o lobo-guará, estará disponível um banner com informações sobre os impactos, mapa de áreas com mais atropelamentos e qrcodes que direcionam para baixar o app Sistema Urubu e outro para a página oficial da campanha, na qual haverá dados atualizados e outras informações. Em alguns zoológicos, os usuários do Sistema Urubu ganharão um saquinho de lixo veicular especial da “Ajudar é o Bicho!”

Nas universidades, são identificados estudantes para serem embaixadores(as) do Sistema Urubu e ajudarem a difundir o aplicativo e aumentar as informações das áreas de risco para nossa biodiversidade. Na UFLA, a estudante do curso de Medicina Veterinária Letícia Cordeiro Terra é embaixadora do Sistema Urubu e participou de ação no Centro de Convivência da Universidade com o intuito de divulgar a campanha e também o aplicativo. “A campanha tem grande importância para a proteção da fauna em rodovias brasileiras, me sinto feliz em participar do projeto”, ressalta a estudante.

Atropelamento de fauna

Estimativas do Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas (CBEE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) mostram que mais de 475 milhões de animais selvagens são atropelados e mortos nas rodovias e estradas do Brasil. Esse número expõe a realidade de um país diverso e com uma malha viária com mais de 1,7 milhões de quilômetros.

A grande maioria das mortes, mais de 90%, é de animais de pequeno porte, como os sapos, cobras e ratos. No outro extremo, estão 2 a 3 milhões de grandes animais, como as antas, capivaras, lobo-guará, onças, cachorros-do-mato, tamanduá e muito mais.

Sistema Urubu

Em 2014 foi lançado um aplicativo para mapear as áreas com maior concentração de atropelamentos, o Sistema Urubu. Nesses sete anos de existência, o Sistema, que é uma rede social de conservação da biodiversidade, reuniu mais de 50 mil pessoas e mais de 40 mil registros de animais atropelados. Em abril de 2021, o Urubu foi relançado com novidades e mais interatividade; o aplicativo pode ser baixado gratuitamente para Android e iOS.