MAIS CIÊNCIA

Projeto de extensão ‘A magia da Física e do Universo’ encerra ações do ano em Nepomuceno

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 02 Janeiro 2023 09:40 | Última Atualização: Sexta, 06 Janeiro 2023 13:52
Gentileza solicitar descrição da imagem

O projeto de extensão “A magia da Física e do Universo”, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), promoveu a premiação de estudantes do Projeto Curumim da prefeitura de Nepomuceno, parceiro do projeto da UFLA, que participaram da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2022 (OBA). O evento ocorreu no dia 1°/12 e reuniu todos os envolvidos, que comemoraram o trabalho realizado ao longo do ano.

No encontro, além da entrega de certificados de participação na OBA, houve a apresentação de trabalhos educativos e científicos, experimentos de baixo custo preparados por estudantes e professoras como resultado de oficinas desenvolvidas no laboratório de astronomia do Projeto Curumim. Durante o evento, a professora do Instituto de Ciências Naturais da UFLA (ICN/UFLA) Karen Luz Burgoa Rosso também lecionou uma aula sobre a ciência por trás de um ovo cozido e sobre astronomia, compartilhando informações sobre as Três Marias e as Plêiades, que foram observadas pelo público no local. Karen é coordenadora do projeto “A Magia da Física e do Universo”, junto com o professor José Alberto Casto Nogales Vera, também do ICN.

De acordo com Karen, o projeto da UFLA e suas parcerias trazem avanços importantes. “A entrega dos certificados em Nepomuceno foi celebrada com falas das crianças e uma mãe até mesmo manifestou felicidade pelo filho aprender e ensinar para ela coisas que ela não sabia. Tenho certeza que, com o nosso projeto, conseguimos contribuir com o bem-estar das crianças e o profissionalismo de práticas pedagógicas. Para 2023, pretendemos continuar com as nossas oficinas de astronomia e também com mais práticas pedagógicas investigativas”, explica.

A parceria entre os projetos foi iniciada em 2017, a partir de uma feira de ciências itinerante idealizada pelos coordenadores do projeto de extensão universitária, promovida pela equipe do Museu de História Natural (MHN/Proec/UFLA) e realizada no espaço do Projeto Curumim.

Desde 2009, o projeto de extensão “A magia da Física e do Universo” vem firmando parcerias que favorecem a divulgação científica no ambiente escolar. O projeto desenvolve trabalhos itinerantes por meio do Museu de História Natural.

A 25ª edição da OBA também foi realizada na UFLA, em maio, devido aos esforços dos envolvidos no projeto de extensão.

Texto: Claudinei Rezende, bolsista Fapemig/Comunicação UFLA. Revisão: Gláucia Mendes.