“O SONHO NO PALCO”

Fotografia da obra do Teatro UFLA vence concurso nacional

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Quarta, 08 Novembro 2023 11:47 | Última Atualização: Terça, 27 Fevereiro 2024 10:22
Gentileza solicitar descrição da imagem

Uma fotografia da obra do Teatro do Centro de Cultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA) ficou em primeiro lugar na segunda edição do concurso fotográfico realizado pelo Programa Nacional Corredor Cultural, cujo objetivo é a promoção de intercâmbio cultural entre Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) do Brasil. A foto vencedora é de autoria do servidor técnico-administrativo da Universidade Lucas Rocha Vieira.

De acordo com Lucas, a foto, intitulada “O sonho no palco”, evidencia uma realidade nacional das Ipes. “O patrimônio cultural brasileiro vem passando por um cenário turbulento devido ao pouco investimento em cultura. Ao fotografar o nosso teatro inacabado, tive a intenção de dar visibilidade a essa atual situação vivenciada por muitos artistas e profissionais da cultura. Fiquei muito contente com o resultado e com o apoio que recebi, durante o júri popular, de pessoas que também aguardam o dia em que as cortinas desse palco irão se abrir para novos sonhos.”

O tema da atual edição do concurso foi “Patrimônio cultural brasileiro: história, arte e território”. O objetivo foi a apresentação de fotografias que ilustrassem a realidade do patrimônio cultural, histórico, artístico e territorial nas instituições participantes ou nas cidades onde estão localizadas. Todas as fotos podem ser acessadas no perfil do instagram do Corredor Cultural.

As doze fotografias mais votadas irão compor o Calendário 2024 elaborado pelo Corredor Cultural, que será distribuído nas instituições públicas de ensino superior.

Entenda a atual situação do Teatro da UFLA

A obra do teatro da UFLA está paralisada há seis anos. Nesse período, as universidades vivenciaram sucessivas restrições orçamentárias, além de terem passado pelo enfrentamento da Covid-19, o que exigiu o direcionamento de esforços para a solução dos desafios impostos à continuidade dos serviços prestados à sociedade.

Em 2023, foram retomadas com o Governo Federal as negociações para recomposição do orçamento dessas instituições. A UFLA já está trabalhando para construir a solução orçamentária e financeira para a finalização do Teatro, inclusive com a parceria da Prefeitura Municipal de Lavras, considerando, agora, que o conjunto arquitetônico do Câmpus Histórico está em processo de tombamento.

Em recente reunião realizada em Brasília com o diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Andrey Schlee, também foi protocolado ofício que apresenta o projeto “Circuito Cultural UFLA”. A proposta visa a articular o Centro de Cultura e os museus da Instituição para a formação de um complexo cultural no Câmpus Histórico, capaz de reverter a carência de equipamentos e espaços culturais na cidade de Lavras e região. Para a concretização do projeto, são necessários investimentos para a finalização do Teatro do Centro de Cultura e a execução de projetos arquitetônicos de restauro nos espaços museológicos.