COMBATE AO RACISMO

Ciclo de palestras marca o início das celebrações da 2ª Semana da Consciência Negra na UFLA

Escrito por Mayara Mesquita | Publicado: Sexta, 24 Novembro 2023 08:57 | Última Atualização: Terça, 09 Janeiro 2024 08:08
Gentileza solicitar descrição da imagem

No dia 20/11, a Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE - Gestão Reunir), promoveu a abertura da 2ª Semana da Consciência Negra. O evento ocorreu no Anfiteatro Magno Antônio Patto Ramalho, no câmpus-sede, e o objetivo foi provocar uma reflexão sobre a violência racial secular e persistente no Brasil.

O tema deste ano foi “O papel da Universidade para a equidade racial: compromissos, ações, práticas e desafios”. Para discutir o assunto, foram ministradas palestras pela vereadora de Lavras Rosemeire Aparecida de Oliveira, pela professora da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (Faelch/UFLA) Larissa da Silva Lisboa Souza, e pela pró-reitora de Extensão e Cultura, Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha.

Também compuseram a mesa de honra o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, e a professora da Faelch Dalva de Souza Lobo. O reitor reforçou a importância desse tipo de ação na Instituição: “nós precisamos, como Universidade, tomar a frente no combate ao racismo e outros tipos de preconceitos, além de trabalhar pela equidade em nossa sociedade. São necessárias atitudes para que haja mudanças, e isso deve ser interiorizado em todas as partes da Universidade”, explanou.

A abertura da 2ª Semana da Consciência Negra ainda foi marcada pela leitura de dois poemas não autorais, pela estudante de Administração Pública Aline da Cunha Miranda, que emocionou o público presente. Prestigiaram o evento, também, estudantes e funcionários da Universidade, e um grupo de alunas da Escola Estadual Cinira Carvalho.

Plenária pública

Outro evento de destaque durante a semana foi a “Plenária Pública sobre Diversidade religiosa no município de Lavras - MG”, que ocorreu no dia 21/11 na Câmara Municipal de Lavras. Na ocasião, foram apresentados dados de um mapeamento sobre a diversidade religiosa na cidade, levantados em uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFLA. Além disso, foram discutidos projetos de extensão sobre o tema, e foi reforçada a importância da parceria entre Universidade e Governo Municipal na criação de políticas públicas eficazes nesse âmbito, que promovam a inclusão e o respeito à diversidade. Houve, ainda, a apresentação cultural e religiosa de grupos de congada e folia de reis. A reunião foi aberta a toda a comunidade lavrense, e teve a participação de diversos membros da comunidade acadêmica da UFLA.

Além do evento de abertura e da reunião plenária, estão sendo promovidas oficinas, fóruns, debates, entre outras atividades, até o fim do mês de novembro. A programação completa pode ser conferida em ufla.br.

Confira as fotos do evento.