CONSCIÊNCIA NEGRA

II Fórum Sul-Mineiro, realizado na UFLA, discute políticas de igualdade racial e a luta antirracista

Escrito por Mayara Mesquita | Publicado: Terça, 05 Dezembro 2023 10:47 | Última Atualização: Terça, 05 Dezembro 2023 10:47
Gentileza solicitar descrição da imagem

Nos dias 30/11 e 1º/12, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) promoveu o “II Fórum Sul-Mineiro de Conselhos Municipais de Políticas de Igualdade Racial e Entidades Afins”.  O objetivo foi discutir a promoção da igualdade racial, os desafios enfrentados por pessoas negras e a importância da representatividade social no combate ao racismo. O evento aconteceu no anfiteatro do Departamento de Administração Pública (DAP/UFLA), e faz parte das atividades da 2ª Semana da Consciência Negra.

Para abordar o tema foram realizadas palestras e mesas redondas. Estiveram presentes na cerimônia de abertura o diretor estadual de Políticas para Igualdade Racial e Povos Tradicionais, Clever Alves Machado, a representante do Ministério da Igualdade Racial, Melina de Lima, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Christiane Maria Barcellos Magalhães da Rocha, além de estudantes e funcionários da Universidade.

Para Clever e Melina, o Fórum é um espaço importante para que haja diálogo entre os governos municipal, estadual e federal, e a sociedade civil. “Os municípios são parceiros importantes para que possamos atingir os nossos anseios e missões como órgão de igualdade”, comenta Clever.

Prestigiaram o evento, também, um grupo de alunos da Escola Estadual Dr. João Batista Hermeto. Para a professora de Língua Portuguesa Amanda Gazolla, responsável pelos estudantes, “essa é uma oportunidade para que os alunos tenham mais contato com a UFLA, e vejam que aqui circula o conhecimento, circula a política. É muito importante para eles conhecerem não apenas seus direitos, mas também para lutarem por uma sociedade mais igualitária e justa, em que eles consigam mais espaço”.

O Fórum é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Social (GPGT), com apoio da  Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Conselho Municipal de Políticas de Igualdade Racial (Compir/Lavras), Diretório Central dos Estudantes (DCE), Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB - Lavras, Grupo Diálogos Brejeiros, Núcleo de Estudos em Empreendedorismo (Neemp), Diálogos - Observatório da Diversidade Religiosa, Fórum intergovernamental de gestores municipais de políticas  de promoção de igualdade racial do Estado de Minas Gerais (Fipir).

“A 2ª Semana da Consciência Negra foi muito interessante e importante para a UFLA e para a comunidade. Foram várias ações, desde discussões das questões históricas que fundamentam e demonstram a necessidade de luta para a melhoria das condições das pessoas pretas e pardas na nossa sociedade, como também ações de valorização da cultura. É essencial que as ações de extensão incorporem de maneira transversal as questões raciais.”, comenta Christiane.

O evento encerrou as comemorações do mês da Consciência Negra de 2023, mas assim como reforçado por todos os palestrantes e convidados, a luta antirracista deve acontecer o ano todo. A programação completa pode ser conferida em ufla.br.

Confira as fotos do evento.