CONEXÃO COM O MERCADO

4º Meetup Acissp/UFLA destaca a análise de dados como ferramenta de gestão

Escrito por Maria Luiza Pereira | Publicado: Quinta, 29 Agosto 2024 13:37 | Última Atualização: Sexta, 30 Agosto 2024 11:50
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (Ictin-UFLA), localizado no câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em São Sebastião do Paraíso, sediou a 4ª edição do Meetup Acissp/UFLA. O evento, realizado no dia 28/8, em parceria com a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp), almeja fortalecer a conexão entre o meio acadêmico e o setor empresarial.

Com uma programação focada em temas relevantes para o mercado, a palestra "A Análise de Dados como Ferramenta Estratégica na Manipulação de Indicadores de Desempenho no Setor do Comércio" foi conduzida pelas professoras doutoras Raíssa Bárbara Nunes Moraes Andrade e Ana Claudia Festucci de Herval. A apresentação abordou como a análise de dados pode aprimorar a gestão e o desempenho das empresas comerciais, destacando técnicas e estratégias inovadoras.

A professora Raíssa Andrade explicou que indicadores de desempenho são medidas  utilizadas para acompanhar o desenvolvimento de uma empresa, avaliando a eficiência e eficácia das duas atividades e processos.  “Os indicadores são fundamentais para medir o progresso em direção aos objetivos estratégicos da empresa, permitindo um entendimento claro sobre o que está funcionando bem e o que precisa de melhoria. No setor do comércio, em que a competição é alta e a margem de erro pode ser estreita, o uso eficaz de indicadores de desempenho pode ser o diferencial que mantém a empresa competitiva e bem-sucedida, possibilitando, entre outras coisas, o aperfeiçoamento contínuo e a tomada de decisão consciente e informada,” afirmou a professora.

O exemplo ilustrativo fornecido na apresentação demonstrou ao público como tomar melhores decisões com base em planejamento e levantamento de dados, utilizando essas informações para garantir que as decisões sejam fundamentadas no que os dados revelam.

“Na palestra, demonstramos como a análise de dados pode auxiliar na visualização das vendas ao longo do tempo. Identificamos que determinados produtos podem ser mais vendidos em períodos específicos do ano, efeito conhecido como sazonalidade. Essa compreensão permite que gestores e proprietários de lojas manejem melhor seu estoque e façam previsões sobre a necessidade de maior quantidade de produtos em épocas em que há uma maior demanda. Além disso, eles podem identificar se investimentos em marketing e em promoções estão trazendo o retorno esperado, a ponto de comparar os diferentes tipos de investimentos, identificando qual é o mais rentável e como isso pode agregar nas tomadas de decisões da empresa”, comentou a professora Ana Cláudia de Herval.

A participação de aproximadamente 60 pessoas, incluindo estudantes, docentes e membros da comunidade, e a discussão de questões atuais ressaltaram a importância da colaboração entre instituições acadêmicas e o setor empresarial. O Meetup Acissp/UFLA tem promovido parcerias frutíferas entre a UFLA e empresas, como evidenciado pelo networking realizado durante o evento, que abriu oportunidades para a participação na Chamada Compete Minas da Fapemig.

Henrique de Souza, gerente de um posto de combustíveis em São Sebastião do Paraíso, soube do Meetup Acissp/UFLA por meio das redes sociais e participou pela primeira vez. Na ocasião, Henrique descreveu a proposta como “sensacional” e a palestra como “muito enriquecedora”. Ele destacou que a abordagem sobre análise de dados ofereceu novas perspectivas e oportunidades para sua empresa. “A maneira como os dados foram analisados abriu um leque de oportunidades diferentes das que estamos acostumados no dia a dia. Foi, de fato, uma palestra enriquecedora,” concluiu.

Galeria.

Assunto(s): Ictin , Meetup , Câmpus Paraíso , Acissp