Pesquisa&Extensão

UFLA lança premiação para pesquisadores que contribuem para compartilhar CT&I com a sociedade por meio da mídia

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 17 Setembro 2024 16:54 | Última Atualização: Quarta, 18 Setembro 2024 14:49
Gentileza solicitar descrição da imagem

Compartilhar informações e reflexões sobre ciência, tecnologia e inovação (CT&I) com a sociedade pela mídia, em uma linguagem acessível ao público não especializado, é uma ação importante para a promoção do acesso ao conhecimento e aos benefícios que ele pode trazer aos cidadãos. Para reconhecer os esforços dos pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que dedicam parte de seu tempo a essa tarefa, seja atendendo às demandas da imprensa, seja criando seus próprios conteúdos de divulgação, está lançada a categoria Comunicação Pública da Ciência (CPC), parte do Prêmio Destaque em Extensão e Cultura (Pdec). O registro das candidaturas vai até 30/9, e deve ser feito por meio do formulário de inscrição.

Confira o edital na íntegra.
Acesse o formulário de inscrição.

Docentes e técnicos administrativos que tenham utilizado meios de comunicação de massa para interagir com a sociedade em 2023 devem enviar os links dos produtos de mídia veiculados, ou, em caso de veiculações que não tenham gerado conteúdo disponível on-line, é possível enviar o arquivo do produto juntamente com a comprovação de veiculação. Será premiado o pesquisador que alcançar maior pontuação nos critérios especificados no edital, com pontuações adequadas à relevância da instituição e do veículo de comunicação; à contribuição para a área de divulgação e popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação e ao envolvimento dos públicos.

O Prêmio será outorgado durante o IX Congresso de Extensão (Conex), em novembro de 2024, na forma de certificado. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Proeec), em parceria com a Diretoria de Comunicação da UFLA (Dcom). A publicação do resultado final está prevista para 1º/11. Em caso de dúvidas, é possível esclarecer enviando e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e registrando no campo "assunto" a expressão “Dúvida Edital Pdec - categoria CPC”.

Segundo a pesquisa "Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil 2023", realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), 83,12% dos entrevistados concordam que a mairia das pessoas é capaz de entender o conhecimento científico se ele for bem explicado, e 88,14% concordam que a população deve ser ouvida nas grandes decisões sobre os rumos da ciência e tecnologia. Ainda assim, o mesmo levantamento mostra que o percentual de pessoas que conseguem lembrar o nome de alguma instituição de pesquisa científica ou de algum cientista do País é muito baixo (17,9% e 9,6%, respectivamente), entre os menores registros da América Latina. O envolvimento dos pesquisadores com a tarefa de tornar o conhecimento acessível a todos torna-se determinante para a mudança de cenários.

Sobre o Pdec

O Prêmio Destaque em Extensão e Cultura foi criado por meio da Resolução Normativa CUNI nº 122, em fevereiro de 2024, em reconhecimento à importância da interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade, e à relevância das atividades extensionistas, culturais e de Comunicação Pública da Ciência (CPC) empreendidas pela comunidade acadêmica da UFLA.

A outorga do Prêmio será anual e o regulamento prevê, além da premiação na categoria "Comunicação Pública da Ciência", a premiação na categoria de "atividades extensionistas e culturais", que está com inscrições abertas em edital próprio, com prazo para submissão de candidaturas até 25/9. Clique e saiba mais sobre a categoria "atividades extensionistas e culturais".