Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
CIÊNCIA UFLA

UFLA mobiliza comunidade da região durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - veja fotos e vídeo

Escrito por Ana Eliza Alvim e Jovana Cesar | Publicado: Sexta, 31 Outubro 2025 19:34 | Última Atualização: Quarta, 05 Novembro 2025 09:05
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Ciência ganhou as ruas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Mais uma vez, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) integrou a programação nacional. De 21/10 a 26/10, três cidades do Sul de Minas participaram da mobilização feita pela UFLA: Lavras, Ijaci e Ribeirão Vermelho. Mais de duas mil pessoas participaram das atividades da programação.

A SNCT é o maior movimento de popularização da ciência no Brasil, promovido anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Na UFLA, as atividades foram organizadas pela Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Proeec) e alinharam-se às diretrizes propostas pelo Programa Nacional de Popularização da Ciência (Pop Ciência) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

O tema do evento em 2025 foi “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, um convite à reflexão sobre a relação entre os oceanos, o clima e o futuro sustentável do planeta. O professor Marco Aurélio Carbone Carneiro, diretor de Difusão de Tecnologia da UFLA e coordenador do evento na Instituição, explica que projeto proposto pela Universidade, intitulado “Mar de Minas”, considerou a importância da grande rede de bacias hidrográficas do estado para o ecossistema dos oceanos. “Conseguimos reunir a comunidade acadêmica e mostrar um pouco do que fazemos para a sociedade”, enfatiza.

Nos municípios de Ribeirão Vermelho e Ijaci, a exposição das entidades da UFLA teve como público predominante as escolas dos municípios. Em Lavras, a mobilização foi feita no domingo (26/10) na Praça Dr. Augusto Silva, com participação de adultos e crianças. 

Confira as fotos do evento na Praça em Lavras
Confira as fotos do evento em Ijaci 
Confira as fotos do evento em Ribeirão Vermelho

Para além das praças

Os eventos da SNCT incluíram também a Feira de Engenharia e Tecnologia de Lavras, realizada em 3/10 com jovens estudantes e educadores da educação básica e técnica, reforçando Lavras como polo regional de divulgação científica e tecnológica. Saiba mais sobre a feira.

Outro momento da programação foi a cerimônia de Encerramento do Projeto EducomCiência, em 23/10, que reuniu participantes e destacou os resultados do projeto voltado à educação científica e apoiado pela Fapemig. Saiba mais sobre o evento de encerramento.

Já a Exposição "Abraço Azul: Cuidar é Preservar", de 20/10 a 31/10, esteve aberta ao público no Museu Bi Moreira, promovendo a conscientização ambiental pela preservação da água. A iniciativa contou com a visita de estudantes da Escola Estadual Dora Matarazzo e de outras escolas, que foram ao Museu prestigiar a Exposição idealizada por estudantes do Instituto Presbiteriano Gammon em parceria com a Marinha. Confira fotos da visita do Dora.

Durante a SNCT, a UFLA destacou, ainda, o incentivo à inovação e ao desenvolvimento de projetos com potencial científico, tecnológico e empreendedor, com o lançamento do Programa Inova Ação UFLA, voltado à promoção de iniciativas em ciência, tecnologia e empreendedorismo. Saiba mais sobre o Programa.

Assista ao vídeo

 

 

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção