CÂMPUS EM SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

UFLA recebe terreno para a construção do câmpus Paraíso

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 15 Agosto 2018 17:53 | Última Atualização: Segunda, 20 Agosto 2018 08:26

A área, de 150 mil m2, foi cedida pela prefeitura do município e já conta com infraestrutura de saneamento básico e energia elétrica subterrânea.

Reitor assina a escritura de transferência do terreno à UFLA, ao lado do prefeito e de vereadores de São Sebastião do Paraíso
Reitor assina a escritura de transferência do terreno à UFLA

A posse do terreno foi transferida à universidade em cerimônia oficial aberta ao público, no dia 13 de agosto, mediante a assinatura da escritura pelo reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, pelo prefeito de São Sebastião do Paraíso, Walker Américo Oliveira, e por vereadores presentes no ato. A área é avaliada em R$ 26 milhões e está localizada na Avenida Antônio Carlos Pinheiro de Alcântara, n° 855, Jardim Mediterranée.

No espaço, serão erguidos inicialmente cinco prédios. A estrutura inclui salas de aula, laboratórios, áreas administrativas, centro de convivência e núcleo de empreendedorismo e inovação tecnológica.

O câmpus Paraíso ofertará 180 vagas, distribuídas entre quatro cursos de graduação: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), Engenharia Industrial, Engenharia de Software e Engenharia de Produção. Também está previsto um mestrado profissional em Tecnologias para a Agroindústria, cujo início dependerá da apreciação da Capes.

Ao expor detalhes sobre o projeto de implantação do câmpus, o reitor enfatizou que os principais focos de atuação no município serão o empreendedorismo e a inovação tecnológica. “Nosso objetivo é formar profissionais de perfil empreendedor, fomentando a geração de novos produtos e serviços. A expectativa é que esses empreendedores permaneçam na região, promovendo o desenvolvimento local, com a geração de renda, impostos e empregos”, afirmou.

De acordo com o reitor, o impacto na economia local será sentido já no início das atividades da UFLA. “A presença de alunos e servidores aumentará a demanda no setor de serviços, beneficiando estabelecimentos comerciais como padarias, bares e supermercados, além de setores como o imobiliário e o de transporte.”

São Sebastião do Paraíso possui localização estratégica para a instalação do novo câmpus. A cidade está inserida em uma microrregião formada por 14 municípios que, juntos, somam 281 mil habitantes. Em um raio de 100 km da cidade, não há universidades federais instaladas. Além disso, as instituições públicas e privadas de ensino superior presentes na região ofertam menos de 13% das vagas na área de atuação escolhida pela UFLA.

A região também se destaca pela proximidade com cidades do interior do estado de São Paulo com forte expansão e desenvolvimento, bem como pela ênfase da economia no agronegócio, área de atuação em que a UFLA possui experiência e tradição em ensino, pesquisa e extensão.

A solenidade de transferência do terreno para a construção do câmpus contou com a presença de autoridades municipais e do pró-reitor de Graduação da UFLA, Ronei Ximenes Martins.

Autoridades e a população do município compareceram à solenidade

Como parte da agenda de compromissos, o reitor também participou, no dia 13 de agosto, da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso. Saiba mais em: Projeto do novo câmpus é apresentado na Câmara Municipal de Paraíso

Próximas fases

Com a posse do terreno efetivada, os gestores da UFLA trabalham para viabilizar as obras. As licitações já estão sendo elaboradas e todo o processo deve ser concluído até novembro deste ano. Os recursos para o investimento já estão assegurados.

As empresas vencedoras das licitações ficarão responsáveis tanto pela elaboração quanto pela execução do projeto. A previsão é que a primeira dessas etapas seja concluída até fevereiro, para as obras iniciarem em março.

A contratação de servidores para atuar no novo câmpus será realizada ao longo de três anos. No total, serão admitidos, via concurso público, 66 docentes e 60 técnico-administrativos.

A expectativa é que o novo câmpus entre em operação em 2022. Enquanto isso, a UFLA funcionará em um espaço cedido provisoriamente pela prefeitura de São Sebastião do Paraíso. O ingresso das primeiras turmas está previsto para 2019.

Assunto(s): campus Paraíso , novo câmpus ,