UFLA arrecada pilhas para reciclagem – setores devem entregar material na DMA até 27/6
Até o dia 27/6, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) realiza uma mobilização junto à comunidade acadêmica para coleta de pilhas e destinação à reciclagem. Os responsáveis pelos departamentos e setores administrativos da Instituição devem entregar o material coletado no prédio da Diretoria de Meio Ambiente (DMA).
A ação faz parte de um conjunto de medidas desenvolvidas pelo setor para aprimorar os processos de reciclagem no câmpus, que incluíram também a instalação de 80 conjuntos de lixeiras de recicláveis e não-recicláveis, e de coletores de pilhas no Pavilhão 3 e nas cantinas do Departamento de Medicina Veterinária e do Departamento de Ciências Humanas, além da já existente no Centro de Convivência, ao lado da Copy Uai.
As pilhas contém metal pesado e devem ser descartadas seguindo uma política de logística reversa, retornando o produto ao fabricante para que seja feita a destinação correta do resíduo. Assim, o programa de coleta seletiva depende de uma segregação adequada dos resíduos na fonte geradora.
Quando descartadas de maneira inadequada, as pilhas causam degradação ao meio ambiente e prejuízos à saúde humana e à natureza. Os resíduos possuem zinco, chumbo e manganês em sua formação, além de outras substâncias como o mercúrio, o cádmio e o cloreto de amônia que podem contaminar o solo, a água, animais e causar doenças aos seres humanos. A reciclagem desse tipo de produto garante mais qualidade ao lixo encontrado nos aterros sanitários.
Algumas dicas sobre o uso correto de pilhas e baterias:
- Ao adquirir pilhas e baterias, prefira as recarregáveis ou alcalinas. Elas têm maior durabilidade.
- Não misture pilhas diferentes (alcalinas e comuns, novas e usadas), pois isto compromete o desempenho e a durabilidade do produto. Ao fazer a substituição nos aparelhos, troque todas ao mesmo tempo;
- Ao deixar um aparelho por um longo tempo sem uso, retire as pilhas ou baterias pois podem vazar;
- Não tente abrir pilhas e baterias, e não as exponha ao calor excessivo ou à umidade, por elas podem explodir ou vazar;
- Nunca guarde pilhas e baterias junto a brinquedos, alimentos ou remédios e não as descarte no meio ambiente;
- Não use pilhas e baterias piratas.
Mais informações sobre a coleta de pilhas junto à DMA, pelo (35) 3829-9779 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.