COLABORAÇÃO INTERINSTITUCIONAL

Representante da UFLA ministrou curso sobre governança na UFVJM

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 20 Dezembro 2019 13:52 | Última Atualização: Sexta, 20 Dezembro 2019 14:18
Gentileza solicitar descrição da imagem

A experiência da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em governança, gestão de riscos e controles internos continua sendo compartilhada com outras universidades. Nesta semana, nos dias 16/12 e 17/12, o assessor de Governança e Gestão da UFLA, Adriano Higino Freire, ministrou curso sobre o tema na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, na cidade de Diamantina (MG).

A atividade foi direcionada a gestores e outros servidores da instituição, com o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais necessários para a sistematização de práticas relacionadas às políticas de governança, gestão de riscos, controles internos e de integridade, previstas na Instrução Normativa MP/CGU 01/2016 e Decreto nº 9.901/2019.

Em julho de 2019, Adriano esteve na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a convite da instituição, para curso semelhante. Em novembro, o modelo de governança universitária da UFLA foi apresentado na Universidade Federal do Tocantins. De acordo com Adriano, o que se percebe no contato com as diferentes instituições é que elas já praticam muito do que é exigido para uma boa governança, faltando apenas uma melhor compreensão dos conceitos. “A questão é que as universidades federais são sistemas organizacionais complexos. Relacionar as práticas executadas no dia a dia a todo o arcabouço teórico e legal de governança é o grande desafio dessas instituições”, avalia. “Nós, da UFLA, estamos à disposição para compartilhar a experiência que já desenvolvemos com essa temática”.