PARCERIA

Combate ao Coronavírus: UFLA entregou novos lotes de álcool 70% a instituições de Lavras

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 03 Abril 2020 15:12 | Última Atualização: Sexta, 30 Julho 2021 15:10
Parceria entre instituições contribui para higienização adequada na prestação de serviços na cidade

Representantes da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e da Prefeitura de Lavras estiveram na Universidade Federal de Lavras (UFLA) na manhã desta sexta-feira (3/4) para retirar doações de álcool gel e álcool líquido 70%, produzidos por laboratórios e profissionais da Universidade. Cerca de 60 litros de álcool foram produzidos nos últimos dias, por duas equipes da UFLA, para atender à demanda dessas e de outras instituições públicas e filantrópicas de Lavras.

Os comandantes da 251ª Companhia Tático-Móvel da PMMG e da 6ª Companhia Militar de Meio Ambiente, Tenente Ederson de Souza Januário e Capitão Luiz Cláudio Carvalho, explicam que o produto é importante para proteção dos policiais e da população durante as ações da polícia. “Os militares estão nas ruas, em contato com as pessoas. É necessário que possam fazer continuamente a assepsia das mãos e utilizar o álcool líquido para higienizar também as viaturas”, dizem.

O mesmo ocorre com serviços prestados pela Prefeitura de Lavras. Os frascos doados pela UFLA nesta semana serão utilizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trânsito. “As equipes de fiscalização, especialmente de comércio e trânsito, estão em interação com a comunidade e precisam utilizar o álcool 70% para garantir a segurança dos trabalhadores e da população com a qual estão em contato. Nesse período crítico, em que há alta demanda pelo produto e escassez no fornecimento, a parceria tem sido essencial”, avalia do assessor de Governo da Prefeitura, Rafael Pedemonte.

Outras instituições também serão atendidas com os lotes produzidos nos últimos dias, como a Casa do Vovô, Lar Augusto Silva, Comunidade Eterna Misericórdia e Corpo de Bombeiros Militar. De acordo com o pró-reitor de pesquisa, professor Teodorico Ramalho, o planejado é continuar com a produção na próxima semana, para atender a outras demandas da comunidade. “Estamos com dificuldade de acesso a alguns insumos necessários, mas trabalhando para que possamos contribuir ao máximo com as instituições”, afirma.

Em produção

O álcool gel que está sendo produzido pela UFLA para apoio a instituições públicas e filantrópicas de Lavras é uma iniciativa coordenada pela professora do Departamento de Química (DQI) Maria das Graças Cardoso e pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), com contribuição do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA), onde são feitos testes bacteriológicos. O produto é um álcool extraído da cachaça de cabeça (primeira fração obtida na destilação da bebida) e tem sido produzido com matéria-prima doada por um produtor de cachaça (Clique e veja notícia e vídeo sobre a produção de álcool gel).

Já o álcool líquido está sendo produzido pelo Laboratório de Gestão de Resíduos Químicos (LGRQ), da Diretoria de Meio Ambiente (DMA/UFLA), pelo engenheiro químico Éder de Freitas Barbosa e o técnico em química Isael Aparecido Rosa.  (Clique e veja notícia sobre a produção de álcool líquido).