CORONAVÍRUS

Arquivo com passo a passo para produção de máscaras de proteção em acrílico é disponibilizado à sociedade

Escrito por Caroline Souza | Publicado: Segunda, 13 Abril 2020 15:41 | Última Atualização: Sexta, 30 Julho 2021 15:37
Gentileza solicitar descrição da imagem

Após a ampla repercussão do projeto desenvolvido na Universidade Federal de Lavras (UFLA) que confecciona máscaras de proteção individual para profissionais do SUS que estão atuando no combate ao novo coronavírus, a equipe de professores envolvidos na fabricação das máscaras, de distintos departamentos da UFLA, disponibilizou para acesso o arquivo que contém o passo a passo para produzir a máscara Face Shield.

De acordo com o professor, a máscara é recomendada para profissionais da saúde. Além de ser reutilizável e ajustável, é também considerada um equipamento de proteção individual extremamente seguro e que evita o contato de gotículas, salivas e fluídos nasais com o rosto, o nariz, a boca e os olhos da pessoa que a utiliza. “Ela é altamente recomendável em situações críticas de contágio que envolvem vírus e bactérias”, disse.

Sandro explica que o arquivo inclui tanto a parte para impressão 3D com a nova viseira, quanto a parte para corte a laser já aprimorada para máquinas de um metro de corte. “É muito importante que o material utilizado seja o acrílico. Fizemos o primeiro lote em pet, mas notamos uma resistência menor. Já para a lente, o ideal seria o PETG de 0,5mm, devido à grande resistência mecânica, mas o acrílico também consegue atender perfeitamente essa demanda da produção”, conclui.

Acesse o arquivo que contém o material disponibilizado