UFLA formaliza credenciamento com a Embrapii

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quinta, 11 Junho 2020 21:56 | Última Atualização: Segunda, 02 Agosto 2021 17:14
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) e outras dez universidades formalizaram o credenciamento com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), em uma cerimônia on-line realizada nesta semana.

O diretor de projetos da Embrapii, Carlos Eduardo Pereira, destacou a importância dessa parceria “que tem se mostrado de uma eficiência enorme para utilizarmos as competências que temos nas nossas universidades e assim modernizarmos o modelo de inovação na indústria brasileira”.

Atualmente, a Embrapii apoia 944 projetos, com destaque para as áreas de Saúde e Agroindústria/ Alimentos e bebidas. Hyggo Almeida, coordenador técnico do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), comentou sobre a área de competência da Unidade Embrapii na sua Insituição, que já possui cerca de 130 projetos contratados com mais de 70 empresas parceiras da indústria, em diversos domínios de aplicação, incluindo saúde, entretenimento, eletroeletrônicos, alimentos, educação, comércio, jurídico, transportes, segurança, energia e TIC.

Hyggo destacou que mais de 200 alunos ou ex-alunos já passaram por projetos da Unidade, com o envolvimento de mais de 50 professores, o que gerou maior produtividade (o conceito Capes da UFCG subiu para 7, desde o credenciamento com a Embrapii). Salientou ainda a melhoria significativa no nível de relacionamento com as empresas e a importância das auditorias técnicas, pois, segundo ele, disciplinam a Unidade a inovar cada vez mais nos projetos.embrapii 2

Também participaram da cerimônia on-line o diretor-presidente da Embrapii, Jorge Almeida Guimarães; o diretor de Planejamento e Gestão da Embrapii, José Luis Gordon; o presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reitor João Carlos Salles Pires da Silva; o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Wagner Vilas-Boas de Souza e os reitores ou vice-reitores das universidades contempladas.

O reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende, em seu pronunciamento, enfatizou que essa nova parceria será um divisor de águas na inovação da Universidade, parabenizando ainda o engajamento do vice-reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, nessa proposta. “Poder integrar esse seleto grupo nos orgulha muito”, finalizou.

UFLA tem sua primeira unidade da Embrapii – veja como as empresas podem acionar os serviços de PD&I

Embrapii credencia grupo de pesquisa da UFLA e de outras dez universidades