EXCELÊNCIA EM GESTÃO

Gestores da UFLA passaram por 30 horas de capacitação em governança e gestão pública

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 02 Julho 2020 08:55 | Última Atualização: Quinta, 02 Julho 2020 15:48
Gentileza solicitar descrição da imagem

Cento e trinta servidores da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que atualmente ocupam cargos de gestão na Instituição, concluíram na última semana o curso "Governança Pública na UFLA". A capacitação teve o objetivo de possibilitar o alcance de resultados ainda mais eficientes por meio de boas práticas de governança pública, de forma a a aprimorar o desempenho de destaque da UFLA em gestão. Em levantamento realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a UFLA figurou entre as primeiras instituições com melhor índice integrado de governança e gestão pública-IGG do País. O modelo adotado na instituição já tem sido compartilhado com outras universidades

O conteúdo do curso foi ministrado pelo assessor de Governança e Gestão da UFLA, o servidor Adriano Higino Freire. Reuniu conceitos e práticas de governança pública e envolveu discussões teóricas e práticas sobre ferramentas de construção de planejamento e de gestão de riscos. Os participantes foram orientados sobre procedimentos para realizar análise de cenários, de indicadores de resultado e de impacto, planejamento estratégico, mapa de riscos e outros recursos gerenciais que permitem maior controle e otimização de resultados a partir dos recursos públicos investidos pela sociedade.

Com carga horária de 30 horas, o treinamento teve a participação do reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, dos pró-reitores, de diretores, coordenadores administrativos, diretores de faculdades e chefes de departamentos. O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior, que já ocupou outros cargos de gestão no setor público, foi um dos participantes e avaliou que o conteúdo abordado “é importante e necessário”. Ele diz, inclusive, que, pela intensidade e grande quantidade de informações envolvidas, um tempo ainda maior de capacitação seria ideal. A chefe adjunta do Departamento de Nutrição (DNU), professora Carolina Valeriano de Carvalho, também considerou a capacitação importante. “Houve apresentação de conteúdo robusto e metodologia prática e abrangente, tratados e desenvolvidos sob a luz das tendências que norteiam a atuação de organizações públicas consideradas referência no assunto. São procedimentos que colaboram para mitigar falhas que possam comprometer o atendimento das necessidades da população, contribuindo assim para o crescimento e reconhecimento de departamentos e demais setores da instituição”, diz.

Todo o curso foi realizado remotamente, utilizando os recursos do Google Gsuite for Education da UFLA, como Google Classroom, Google Meet e outros, por meio  dos quais os participantes tiveram acesso a materiais didáticos, materiais complementares, legislações e normas, gravações das videoconferências, modelos de ferramentas de planejamento como planilha de análise SWOT, de gestão de riscos e de controle de metas e indicadores. Para o reitor, professor João Chrysostomo, o curso capacitou os gestores da UFLA a entenderem um conjunto de legislações sobre Governança fundamental para nortear suas ações na Administração Pública. “Para além desse entendimento, os gestores conheceram conceitos, técnicas e ferramentas de gestão que contribuirão para um melhor direcionamento  de esforços e de utilização eficiente de recursos, conduzidos pelos consistentes mecanismos de Governança da Instituição, a fim de que os objetivos institucionais sejam alcançados com mais efetividade e transparência à sociedade”, avalia João.

As atividades foram ofertadas por intermédio da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP), integrando o Plano de Desenvolvimento de Pessoas da UFLA (PDP-UFLA/2020), e ocorreram nos dias 15/6, 16/6, 18/6, 19/6 e 22/6

Um pouco mais sobre Governança

Por Adriano Higino

O desenvolvimento da boa Governança tem sido fundamental para a sustentabilidade das organizações públicas, que via de regra devem resguardar o interesse público. A Governança Pública, portanto, compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade de modo eficiente.

Nesse sentido é necessário capacitar os gestores públicos que lideram ou irão liderar processos de trabalho, de modo a orientá-los sobre o uso de técnicas e ferramentas administrativas que permitam a construção de planejamentos estratégicos e de sistemas de controle para a gestão, a fim de que a instituição possa alcançar resultados mais eficientes e em conformidade com a legislação pertinente.