PRESTAÇÃO DE CONTAS

Aprovado por Conselhos Superiores, relatório de gestão da UFLA referente a 2019 está disponível on-line

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 01 Setembro 2020 17:51 | Última Atualização: Terça, 01 Setembro 2020 20:24
Gentileza solicitar descrição da imagem

Está disponível para consulta pela comunidade o Relatório de Gestão da Universidade Federal de Lavras (UFLA) referente ao ano de 2019, em formato de  Relato Integrado. O documento foi aprovado pelo Conselho de Curadores e pelo Conselho Universitário em agosto. O mesmo documento integra o processo de prestação de contas da Universidade, que atende a orientações do Tribunal de Contas da União (TCU). As informações foram organizadas com o objetivo de alcançar prioritariamente a sociedade, utilizando linguagem acessível, projeto gráfico atrativo, além de conteúdo com foco em resultados e na transparência das ações.

O relato reúne informações que permitem ao leitor ter uma visão geral do ambiente organizacional e ambiente externo da UFLA, com dados sobre a estrutura organizacional, ações de internacionalização, parcerias, entre outros; sobre aspectos de governança; de gestão de riscos; bem como  sobre os principais resultados alcançados no ano pelos vários órgãos da UFLA. Há também informações orçamentárias, financeiras e contábeis.

No texto de introdução, os professores José Roberto Soares Scolforo e Edila Vilela de Resende Von Pinho, respectivamente reitor e vice-reitora durante o exercício  de 2019, relembram alguns dos resultados obtidos no ensino (como o forte trabalho de formação docente, a nova regulamentação da graduação, a elevação da taxa de sucesso na graduação, o aumento de vagas na pós-graduação e do número de mestres e doutores titulados), na extensão (como o crescimento dos eventos “UFLA de Portas Abertas” e “UFLA faz Extensão”, os números de eventos técnico-científicos e culturais); e na pesquisa (como a elevação no número de pedidos de patentes, incentivo à formação de redes de pesquisa estratégicas, aumento da publicação em periódicos de maior impacto).

São também destacados os avanços na assistência estudantil (reformas e ampliações em espaços como Restaurante Universitário e Moradia Estudantil, criação do Núcleo de Saúde Mental); na gestão de pessoas (capacitação e qualificação de servidores, aumento na contratação de professores visitantes); na internacionalização (crescimento no número de acordos, aprovação no programa Capes PrInt); na infraestrutura (com crescimento da área construída do câmpus, conclusão de obras como as do Centro de Eventos e do Parque Tecnológico, início do câmpus de São Sebastião do Paraíso e do Hospital Universitário, ampliação da Biblioteca e outras obras expressivas, melhoria das condições das estruturas já existentes, como colocação de ar refrigerado em laboratórios e slaas de aula e aquisição de equipamentos para vários cursos); nas ações de sustentabilidade (terceira etapa do projeto de eficiência energética, implantação de usina fotovoltaica).

Essas ações, e as demais realizadas durante o ano de 2019, compõem o relato integrado, que tem sua elaboração coordenada pelo assessor de Governança e Gestão da UFLA, Adriano Higino Freire, envolve a participação de todos os integrantes da Direção Executiva da Instituição, e passam por revisão, adequação para a linguagem cidadã e diagramação feitas pela equipe de Comunicação da UFLA.

A aprovação da prestação  de contas pelos Conselhos foi acompanhada da aprovação de um voto de louvor à Direção Executiva em reconhecimento pelo esforço, dedicação e competência demonstrados em prol do desenvolvimento da Instituição.

Este ano, em razão da pandemia, o prazo concedido pelo TCU para apresentação dos relatos de gestão foi estendido para 31/8.

Consulte o documento de 2019 e de anos anteriores: http://ufla.br/acessoainformacao/processos-de-contas-anuais