UFLA 112 ANOS

UFLA completa 112 anos, como universidade de excelência feita de pessoas altamente comprometidas

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Sábado, 05 Setembro 2020 08:10 | Última Atualização: Sábado, 05 Setembro 2020 08:10
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) completa 112 anos neste sábado (5/9), com uma trajetória marcada pela excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, graças à dedicação de milhares de docentes, técnicos administrativos, colaboradores e estudantes que passaram pela Instituição ao longo desses anos. Sempre em destaque nos rankings nacionais e internacionais de educação superior, a Instituição contribui para o desenvolvimento de Lavras e do Brasil, com a formação de profissionais altamente qualificados e a geração de conhecimentos que se convertem em tecnologias, produtos e serviços para a sociedade.

Ao longo de sua história, a Instituição passou por importantes transformações. Fundada em 1908 por missionários norte- americanos, como Escola Agrícola de Lavras, em 1938 passou a ser denominada Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), foi federalizada em 1963 e, no ano de 1994, transformada em Universidade Federal de Lavras (UFLA). Até 1974, ofertava apenas o curso superior de Agronomia; após esse período, a Instituição cresceu muito, não somente na graduação, como na pós-graduação, na pesquisa e na extensão.

Atualmente, a UFLA possui 31 cursos de graduação presenciais, 3 cursos de graduação na modalidade a distância, 34 programas de pós-graduação acadêmicos e 9 mestrados profissionais. A comunidade acadêmica já ultrapassa a marca de 16 mil pessoas, somando estudantes de graduação e pós-graduação, docentes efetivos, técnicos administrativos, terceirizados e demais colaboradores.

Comemoração UFLA 112 anos

A UFLA chega, assim, aos 112 anos como um grande e diversificada comunidade. Embora a pandemia de Covid-19 não permita celebrações físicas com aglomerações, um momento tão especial não poderia passar em branco. Por isso, foi preparada uma comemoração virtual com atividades variadas. A programação será realizada durante todo o mês de setembro, organizada em semanas temáticas: Semana da Ciência (6 a 12/9), Semana dos Egressos (13 a 19/9), Semana dos Aposentados (20 a 25/9) e Semana Cultural (25/9 a 3/10). Confira a programação completa.

Solenidades presenciais realizadas tradicionalmente pela UFLA, como o Jubileu de Prata e Ouro, o Jantar do Ex-Aluno e o Café dos Aposentados, serão realizadas posteriormente, quando houver a indicação de segurança para realização de eventos com grandes aglomerações.

A saudade e a vontade de estar juntos, nesses e em outros eventos, têm sido parte da nossa rotina. Mas a comunidade UFLA continua unida, trabalhando pela Instituição e pela sociedade, e acreditando que dias melhores virão. Para felicitar e agradecer a todos que fizeram e fazem parte dessa história - esalianos e uflanianos, servidores, terceirizados, egressos e parceiros –, no vídeo especial dos 112 anos, membros da comunidade universitária interpretam a canção “Nada será como antes”, de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, com a esperança de que seja possível nos reunirmos em breve para celebrar o Orgulho de ser UFLA.

Intérpretes da canção

André Luiz Silva Andrade é biólogo e mestre em Educação pela UFLA. Coralista no Grupo Canto das Nascentes.

Danilo Alves de Lima é professor adjunto no Departamento de Automática (DAT) da UFLA. membro do Coral Vozes do Campus.

Luis Marcelo Tavares de Carvalho é professor associado do Departamento de Ciências Florestais (DCF) da UFLA. Atuou como Coordenador de Cultura na PROEC.

Mathias Santos Silva é graduando em Engenharia de Controle e Automação. Atua como violinista da Orquestra de Cordas da UFLA desde 2019.

Mariana de Fátima Ciríaco é graduanda em Zootecnia. É coralista no Grupo Canto das Nascentes e violista na Orquestra Vertentes.

Raquel Gonçalves Mafra é Engenheira Ambiental e Sanitária formada pela UFLA. Foi monitora no projeto Piano no Campus, além de acompanhar o Coral Vozes do Campus em apresentações.

Thaienny de Freitas Abreu é graduanda em Nutrição. Em 2019, foi monitora no projeto Orquestra de Violões.

Wagner Dantas é servidor Analista de Tecnologia da Informação na UFLA. É coralista no Grupo Canto das Nascentes e contrabaixista na Orquestra Vertentes.