GOVERNANÇA

Integrantes de Comissão responsável pelo monitoramento do PDI concluíram curso na última semana

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 11 Novembro 2020 14:14 | Última Atualização: Segunda, 16 Novembro 2020 15:02
Gentileza solicitar descrição da imagem
A gestão de riscos está entre as ferramentas compartilhadas durante o curso

Mais uma ação foi concluída como parte dos esforços para o aprimoramento da governança na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Dezessete servidores participaram do curso Planejamento Estratégico, Gestão de Riscos e Controles Internos, ministrado pelo assessor de Governança e Gestão, Adriano Higino Freire, de 3/11 a 9/11.

Esses servidores participantes foram designados pela Portaria da Reitoria 1.259, de 5/10/2020 para manterem atualizadas as informações dos sistemas de monitoramento do cumprimento das metas e indicadores e da gestão de riscos dos objetivos constantes do Plano de Desenvolvimento Institucional 2021-2025 e do Plano de Desenvolvimento de Unidade de cada Pró-Reitoria, Faculdades, Institutos e Escolas da UFLA (PDUs 2021-2025). Eles também darão apoio aos dirigentes das unidades na implementação dos sistemas de monitoramento e nos PDUs.

Em junho, 130 ocupantes de cargos de gestão na Instituição também passaram pela capacitação. O curso, especialmente na última turma, teve como foco os conceitos e práticas de planejamento estratégico, de gestão de riscos e de mecanismos de controle interno, passando por ferramentas de gestão, como a cadeia de valor, a estrutura de governança, o mapa estratégico, a análise Swot, a avaliação de riscos, entre outras. Houve também abordagem prática sobre os sistemas de monitoramento relativos ao PDI 2021-2025 e ao PDU de cada unidade acadêmica.

As atividades foram ofertadas por intermédio da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP), integrando o Plano de Desenvolvimento de Pessoas da UFLA (PDP-UFLA/2020).