GESTÃO

Agenda de reuniões em Brasília pautou projetos da UFLA como Hospital Universitário e câmpus de Paraíso

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 26 Fevereiro 2021 09:02 | Última Atualização: Terça, 02 Março 2021 13:04
Gentileza solicitar descrição da imagem

O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor João Chrysostomo de Resende Júnior, e o assessor de Política e Relacionamento Institucional, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, cumpriram agenda em Brasília nos dias 24/2 e 25/2, em uma série de reuniões e negociações necessárias para viabilizar ações e projetos da Universidade. Nas pautas, estiveram assuntos como o Hospital Universitário, o câmpus de São Sebastião do Paraíso, projetos da área de esportes, vagas para concurso e orçamento.

Os representantes da UFLA estiveram no Ministério da Educação (MEC), onde foram recebidos pelo ministro da Educação, professor Milton Ribeiro, e trataram de demandas relativas ao Hospital Universitário. Reuniram-se também com o secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas de Souza, e o presidente do Sebrae, Carlos Melles. O câmpus de São Sebastião do Paraíso, com as demandas de vagas para docentes e de recursos para obras, foi o principal tópico discutido na Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC).

Houve também encontro com o subsecretário de Planejamento e Orçamento do MEC, Adalton Rocha de Matos, e a chefe de Gabinete, Luciana Nunes, para entendimentos referentes a orçamento para pagamento de pessoal, além de reunião com o diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Difes/MEC), Eduardo Gomes Salgado, sobre a nova legislação para contratação (em função da Lei de Diretrizes Orçamentárias). Também foram abordadas questões referentes a vagas de técnicos administrativos da UFLA.

Ainda no Executivo, houve reunião com o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Bruno Souza, e o chefe de Gabinete Sandro Felício dos Sntos. A busca da UFLA foi por apoio técnico para o desenvolvimento do atletismo na Instituição, bem como por aporte de recursos para a reforma do Ginásio Poliesportivo da Universidade.

Na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi realizada reunião com o presidente, general Oswaldo de Jesus Ferreira, com o assessor Rubens Corrêa Leão e com a coordenadora de Gestão da Rede, Gislaine Ladeia Boa Sorte Borges, para tratativas relacionadas ao projeto do Hospital Universitário da UFLA. Na próxima semana deve ocorrer nova reunião entre a equipe técnica da UFLA e da Ebserh, para evolução das conversas.

No Congresso Nacional, os professores João Chrysostomo e Antônio Nazareno reuniram-se com o deputado federal Diego Andrade para falarem sobre a possibilidade de destinação à Universidade de recursos de emenda de bancada. As relações institucionais da UFLA com o Senado também foram prioridade, tendo havido reunião com o senador Antônio Anastasia, que se mostrou disposto a auxiliar em demandas relacionadas ao Hospital Universitário da UFLA.

No fim da programação, esteve a aula magna do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Prevenção e Combate a Desvios de Recursos Públicos, ofertado pela UFLA em parceria com outros órgãos federais (Clique e saiba mais sobre o evento).

De acordo com o professor João Chrysostomo, a agenda desta semana trouxe avanços importantes para questões pelas quais a gestão vem trabalhando. "Apesar das dificuldades orçamentárias do ano, especialmente por não haver ainda a aprovação da LOA, estamos trabalhando com esforço nessas agendas, buscando também futuros apoios para ações que são de  interesse da Universidade e da sociedade", diz.