COMBATE À CORRUPÇÃO

UFLA, CGU e órgãos federais de controle iniciam 3ª turma de especialização com foco no combate à corrupção

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Sexta, 26 Fevereiro 2021 15:37 | Última Atualização: Quarta, 03 Março 2021 16:22
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Aula Magna da terceira turma do curso de pós-graduação lato sensu em Controle, Detecção e Repressão a Desvios de Recursos Públicos foi realizada nesta quinta-feira (25/2) na Agência Brasileira de Informação (Abin), em Brasília. Coordenada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), a especialização é oferecida em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) e outros órgãos federais de controle.

Nesta terceira edição, a pós-graduação será oferecida a 46 agentes, vinculados à CGU, Polícia Federal (PF), Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério da Justiça e Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A mesa da solenidade foi composta por representantes das instituições parceiras: o ministro da CGU, Wagner de Campos Rosário, o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, o diretor da PF, Rolando Alexandre de Souza , o advogado substituto da AGU, Fabrício da Soller, o diretor da PRF, Eduardo Aggio de Sá, o diretor-geral da Abin, Alexandre Ramagem Rodrigues, e o representante do ministério da Justiça e Segurança Pública Téssio Issami Tokano.

Em seu discurso, o reitor da UFLA reiterou a importância de parcerias que contribuam com ações de combate à corrupção e desvio de recursos, especialmente em instituições públicas. Também destacou o papel da ciência e do conhecimento no atendimento às demandas da sociedade. “Em breve, vocês receberão o diploma da UFLA, em um curso estruturado com a finalidade de aperfeiçoar o trabalho de combate à corrupção. Espero que se tornem embaixadores desse importante patrimônio da sociedade brasileira, que são as universidades públicas”, disse.

Mais sobre o curso

A pós-graduação lato sensu em Controle, Detecção e Repressão a Desvios de Recursos Públicos tem o objetivo de promover o desenvolvimento e a atualização dos agentes públicos envolvidos nas atividades de prevenção, detecção e repressão a desvios de recursos públicos, oferecendo uma visão transdisciplinar, sistêmica e integrada das ferramentas indispensáveis à otimização de seu desempenho.

Por abordar um conteúdo muito específico da área pública e exigir visão transdisciplinar e interinstitucional sobre órgãos de controle, a demanda pelo curso não é atendida por ofertas disponíveis no mercado. Dessa forma, foi necessária a construção de um projeto pedagógico específico, com a finalidade de garantir os resultados esperados.

A UFLA é responsável pela gestão acadêmica e administrativa das atividades. As disciplinas serão organizadas em módulos com temas como: improbidade administrativa, teoria da corrupção e base legal recente voltada ao combate de desvio de recursos públicos; regime jurídico das contratações públicas no Brasil; fiscalização de obras e serviços de engenharia, entre outros. A carga horária total é de 390 horas.

A parceria da UFLA com os órgãos federais de controle teve início em 2015, com a primeira turma em Belo Horizonte. Essa edição inicial foi coordenada conjuntamente pela UFLA e pela Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf). A segunda edição do curso foi oferecida a agentes de combate à corrupção em órgãos federais de controle nos estados do Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS).