PUBLICAÇÃO

Editora UFLA aprova novas normas para publicação de livros

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Segunda, 22 Março 2021 15:02 | Última Atualização: Segunda, 22 Março 2021 15:33

A Editora UFLA passa a ser regida por uma nova Política Editorial, que altera as normas de submissão de propostas para publicação de livros. De acordo com as novas regras, o recebimento de originais em fluxo contínuo, em vigor até o momento, será interrompido e a submissão será realizada por meio de editais. A mudança foi aprovada pelo Conselho Editorial, órgão normativo e deliberativo da editora, em reunião ocorrida no dia 19/3.

Segundo o diretor da Editora UFLA, administrador Flávio Monteiro de Oliveira, a nova política tem a finalidade de “adequar a demanda de publicação à capacidade real de produção, promover a transparência do processo de submissão e publicação de livros, além de adequar a produção editorial aos recursos orçamentários da Universidade”.

O fluxo contínuo de livros será interrompido em 31 de maio. A partir de 1º de junho, os autores de livros interessados em publicar pela Editora UFLA deverão aguardar a abertura de edital específico, no início de 2022, que estabelecerá as normas, orientações e cronogramas para a edição e a publicação de novos livros, que estarão condicionadas à liberação dos recursos orçamentários da UFLA.

O diretor explica que os pareceres realizados anteriormente e os que forem submetidos até 31 de maio ainda serão cumpridos no formato contínuo. Flávio esclarece, ainda, que essa mudança faz parte da reestruturação organizacional iniciada com a recomposição do Conselho Editorial, a partir de setembro de 2020, com a chegada de representantes docentes das oito unidades acadêmicas criadas com a recente reestruturação administrativa da UFLA.

Além da aprovação da nova política editorial, estão em curso ações alinhadas ao Planejamento Estratégico da Editora, como a reestruturação do formato de gestão, a revisão do Regimento Interno, a profissionalização da equipe que realiza atividades editoriais, a adaptação da Editora ao universo digital, a melhoria dos processos internos, entre outras. Essas ações são implementadas com a finalidade de enfrentar os desafios e as mudanças do mercado editorial e livreiro universitário, blindar as vulnerabilidades e alcançar os resultados institucionais.