PRESTAÇÃO DE CONTAS

Relatório destaca principais resultados do 1º ano da gestão 2020-2024

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 04 Mai 2021 14:13 | Última Atualização: Quarta, 05 Mai 2021 14:41
Gentileza solicitar descrição da imagem

A gestão 2020-2024 da Universidade Federal de Lavras (UFLA) completa um ano nesta terça-feira (4/5). O relatório com os principais resultados de 2020 acaba de ser aprovado pelo Conselho de Curadores (22/4) e pelo Conselho Universitário (29/4). O documento integra o processo de prestação de contas da Universidade e está disponível para acesso da comunidade no site Transparência e Prestação de Contas, seguindo a nova regulamentação definida pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

O documento apresenta um relato integrado dos resultados alcançados em 2020. Entre eles, destaca-se uma das primeiras ações da nova gestão: a concretização do projeto de implantação de uma nova estrutura organizacional, com a criação de oito unidades, nomeadas como escolas, faculdades e institutos. O novo modelo de governança substitui a centralização na Reitoria e Pró-Reitorias pela descentralização das decisões acadêmico-administrativas, com a horizontalização do poder de decisão no âmbito das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Os desafios gerados por uma pandemia de longa duração e as soluções desenvolvidas para assegurar o cumprimento da missão institucional da Universidade perpassam todo o relatório. Iniciada já no contexto das restrições impostas pela Covid-19, a nova gestão precisou adaptar rapidamente suas atividades à realidade remota.

"O conjunto de servidores da Instituição teve atuação decisiva para garantir o bom funcionamento da Universidade durante o trabalho remoto. O comprometimento e seriedade do trabalho desempenhado, mesmo sob as condições adversas do contexto, permitiu que fossem alcançados resultados muito bons", afirma o reitor da UFLA, professor João Chrysóstomo de Resende Júnior.

No âmbito do ensino, foi necessário implementar e garantir o funcionamento do Estudo Remoto Emergencial (ERE) nos cursos de graduação e pós-graduação. As ações da assistência estudantil também precisaram ser adaptadas, para viabilizar a permanência, nos cursos, dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, diante das dificuldades para acesso à Internet e manutenção das condições de estudo.

Como resultado desses esforços, o número de cancelamento de matrículas em 2020 foi muito parecido com os números de anos anteriores. Apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia e pelos desafios do ensino remoto, foi garantida a formatura de 564 estudantes na graduação no primeiro semestre letivo de 2020 (o segundo semestre letivo ainda encontra-se em curso).

O modelo de gerenciamento do trabalho remoto elaborado e implantado na UFLA serviu de referência para 31 universidades federais, que solicitaram os mecanismos de controle utilizados e buscaram replicar a experiência da Instituição.

A colaboração direta com a sociedade para o enfrentamento da Covid-19 foi constante em 2020. Por meio de recursos descentralizados obtidos junto ao MEC foi possível, por exemplo, estruturar e inaugurar o LabCovid (laboratório para a realização de testes moleculares para diagnóstico de Covid-19); firmar parceria com a Prefeitura Municipal de Lavras para a estruturação do Hospital de Campanha; projetar e construir equipamentos relacionados ao combate à pandemia. Também foram desenvolvidos vários projetos de pesquisa e extensão relacionados à Covid-19.

No âmbito da pesquisa, o ano de 2020 foi marcado pelo aumento do número de artigos publicados em periódicos indexados e das publicações em revistas classificadas como altamente citadas. Também foi o ano com maior aporte de recursos discricionários para os serviços de tradução/revisão de artigos científicos.

A prioridade em termos de infraestrutura foi o término de construções já iniciadas. Em 2020, foram finalizadas a construção do Prédio da Geologia, a reforma e ampliação da Biblioteca Universitária, o Ginásio de Ginástica, além de algumas edificações no câmpus de São Sebastião do Paraíso MG, que incluem pavilhão de aulas e galpões para logística, incubadora e laboratórios. Houve incorporação de 8,5 mil m2 na área construída.

A elaboração dos relatórios de gestão apresentados ao TCU é coordenada pelo assessor de Governança e Gestão da UFLA, Adriano Higino Freire, e envolve a participação de todos os integrantes da Direção Executiva da Instituição.

Acesse o relatório de gestão referente a 2020.