Ir direto para menu de acessibilidade.
Covid-19

LabCovid/UFLA inicia atendimento a mais nove municípios mineiros

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 12 Julho 2021 11:08 | Última Atualização: Segunda, 12 Julho 2021 13:14 | Acessos: 604
Gentileza solicitar descrição da imagem

O laboratório de diagnóstico molecular da Covid-19 da Universidade Federal de Lavras (LabCovid UFLA) começa, nesta segunda-feira (12/7), a atender mais nove municípios. Os exames tipo RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 para essas cidades serão feitos pelo fluxo de atendimento relativo ao credenciamento do LabCovid à Fundação Ezequiel Dias (Funed).  A Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRSV) definiu a microrregião de Aiuruoca para atendimento.

Passam a integrar a relação de municípios atendidos pelo LabCovid: Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Carvalhos, Caxambu, Cruzília, Minduri, Seritinga e Serranos.  A inclusão desse grupo aumentará a cota de realização de exames via fluxo Funed de 800 para 1200 exames por mês. O LabCovid já vinha se organizando para absorver aumentos na demanda de atendimento, e passa agora a receber as amostras de 19 municípios, no total. A inserção de novas cidades facilita a logística de atendimento no Estado, contribuindo para o cenário de enfrentamento à Covid-19. Pela parceria, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) garante insumos e reagentes para a realização dos testes. O quantitativo enviado à UFLA já permite a realização de exames até setembro.

O coordenador-geral do LabCovid, professor Bruno Del Bianco Borges, ressalta que uma vantagem importante desse serviço para a região é a agilidade. "Nosso protocolo prevê a liberação dos resultados em até 72 horas úteis, porém estamos conseguindo liberar com maior celeridade, sendo possível obter esses resultados em 24 horas. Essa agilidade é muito positiva para as políticas de controle da doença e enfrentamento da pandemia". O professor Bruno complementa que as Universidades desempenham um papel fundamental no contexto da pandemia, utilizando dos recursos humanos, estrutura e tecnologias a serviço da sociedade. “Nesse sentido, a maior abrangência no atendimento aos municípios do Sul de Minas pelo LabCovid reafirma o compromisso da UFLA no combate à pandemia da COVID-19", diz.

Veja a lista atualizada de cidades atendidas pelo LabCovid e a cota de exames semanais. Atualmente, esse é o único laboratório que realiza testes RT-PCR pelo SUS, no Sul de Minas Gerais.

Municípios

Cota semanal

Microrregião de Lavras

Carrancas

10

Ijaci

10

Ingaí

10

Itumirim

10

Itutinga

10

Lavras

85

Luminárias

10

Nepomuceno

25

Perdões

20

Ribeirão Vermelho

10

Microrregião de Aiuruoca

Aiuruoca

15

Alagoa

5

Baependi

20

Carvalhos

5

Caxambu

20

Cruzília

20

Minduri 

5

Seritinga 

5

Serranos

5