Agenda com o governador: gestão da UFLA apresenta demandas do Hospital Universitário
O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor João Chrysostomo de Resende Júnior, e o vice-reitor, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior, reuniram-se nesta terça-feira (13/7) com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema. A gestão da UFLA apresentou as demandas existentes para o Hospital Universitário, buscando apoio do governo estadual para novas etapas ainda necessárias para a concretização do projeto.
Além do governador, do reitor e do vice-reitor, participaram da reunião o secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti, que recentemente visitou as obras do Hospital, e o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Antônio Carlos Arantes. Ao conhecer o projeto do Hospital e o impacto social que terá para o Sul de Minas, o governador afirmou que irá se empenhar pessoalmente em negociações com o governo federal para o que Hospital seja integrado ao programa federal que beneficia esse tipo de instituição. "Também vamos avaliar aqui na Secretaria de Saúde o que nós podemos fazer para contribuir com essa obra - essa instalação que é tão importante para a região", disse o governador.
O secretário Baccheretti comentou que ficou muito impressionado ao visitar as obras do Hospital Universitário da UFLA e declarou que a equipe pode contar com o apoio da SES para conclusão da estrutura e discussão sobre o planejamento da rede assistencial de toda a região.
Sobre o Hospital Universitário da UFLA
Planejado para oferecer atendimento humanizado e com tecnologia de ponta, o Hospital Universitário terá 100% do seu atendimento voltado para o Sistema Único de Saúde (SUS). A edificação fica na Zona Oeste de Lavras, bairro Jardim Glória, e a primeira etapa das obras está em fase de conclusão, com 7 mil m2 de área construída.
O projeto agora passa por reestruturação, para ampliação e adequação da estrutura para procedimentos de média e alta complexidade, de forma a suprir demandas do SUS na microrregião de Lavras. O plano assistencial está sendo refeito, e a nova etapa de obras deve incluir novo pavimento, ampliação do número de leitos, inclusive com Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e adaptações nos espaços já existentes. O projeto inicial previa apenas o funcionamento como hospital-dia, com procedimentos de baixa e média complexidade, com internações de curta duração. As etapas de expansão permitem um melhor atendimento às demandas assistenciais da microrregião e são condição essencial para a operacionalização do funcionamento por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Ao mesmo tempo em que representará avanço para a saúde pública no Sul de Minas, o Hospital Universitário da UFLA será campo de prática para formação dos profissionais dos cursos de saúde da Instituição e realização de pesquisas científicas.
Até o momento, já foram investidos cerca de 20 milhões de reais. A gestão da UFLA trabalha para mobilizar parceiros nas três esferas de governo para que sejam viabilizados recursos ainda necessários para as obras complementares e equipamentos, além de buscar suporte para a estrutura de gerenciamento e recursos humanos para atuar no Hospital.
Assista ao vídeo gravado após a reunião
Foto e vídeo: Victoria Farias