Ir direto para menu de acessibilidade.
RECURSOS

UFLA recebe 53 milhões do governo do estado para investimento no Hospital Universitário e geração de energia fotovoltaica

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 21 Outubro 2021 18:43 | Última Atualização: Sexta, 29 Outubro 2021 09:08 | Acessos: 891
Gentileza solicitar descrição da imagem

O governo de Minas Gerais irá destinar 53 milhões de reais para a conclusão do Hospital Universitário e para a ampliação da usina fotovoltaica da UFLA. O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema nessa quinta-feira (21/10), em evento realizado na Praça Doutor Augusto Silva, em Lavras.

De acordo com o governador, o estado tem feito investimentos em universidades federais que têm projetos de infraestrutura. São mais de 500 milhões destinados a esse fim. Ele enfatiza que os recursos não são para gastos de custeio, mas sim para investimento, para que fique um legado para as instituições e a comunidade. “Eu fico muito satisfeito de estar aqui, ajudando, contribuindo com uma instituição tão respeitada, tão bem gerida. Tenho certeza de que esse recurso vai proporcionar muitas coisas boas para a população de Lavras, para os alunos e para a região toda”, disse Zema durante passagem pelo câmpus.

Em julho deste ano, o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, e o vice-reitor, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior, reuniram-se com o governador para apresentar as demandas existentes para o Hospital Universitário, buscando apoio do governo estadual para as novas etapas ainda necessárias para a concretização do projeto do hospital. “A partir daí começaram as ações de busca desse investimento. Agora estamos sendo contemplados com os recursos e agradecemos ao governo do estado pela sensibilidade que demonstrou para a importância acadêmica e social desses projetos, que em breve estarão servindo à população”, comenta o reitor em exercício, professor Valter Carvalho. 

Hospital Universitário

Planejado para oferecer atendimento humanizado e com tecnologia de ponta, o Hospital Universitário terá 100% do seu atendimento voltado para o Sistema Único de Saúde (SUS). A edificação fica na Zona Oeste de Lavras, bairro Jardim Glória, e a primeira etapa das obras está em grande parte concluída, com 7 mil m2 de área construída. 

O projeto agora passa por reestruturação, para ampliação e adequação da estrutura para procedimentos de média e alta complexidade, de forma a suprir demandas do SUS na microrregião de Lavras. O plano assistencial será refeito, e a nova etapa de obras deve incluir novo pavimento, ampliação do número de leitos, inclusive com Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e adaptações nos espaços já existentes. O projeto inicial previa apenas o funcionamento como hospital-dia, com procedimentos de baixa e média complexidade, com internações de curta duração. As etapas de expansão permitirão um melhor atendimento às demandas assistenciais da microrregião e são condição essencial para a operacionalização do funcionamento por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Ao mesmo tempo em que representará avanço para a saúde pública no sul de Minas, o Hospital Universitário da UFLA será campo de prática para formação dos profissionais dos cursos de saúde da Instituição e realização de pesquisas científicas.

Até o momento, já foram investidos cerca de 20 milhões de reais no Hospital Universitário, considerando terreno e obras. Com os recursos vindos do governo do estado, 41 milhões de reais serão utilizados para obras e aquisição dos equipamentos.

Usina Fotovoltaica

A ampliação da Usina Fotovoltaica da UFLA receberá 12 milhões de reais do governo do Estado. Com essa expansão, será possível triplicar a capacidade atual da usina, e a Universidade passará a gerar, de forma sustentável, cerca de 75% da energia elétrica de que necessita. A Universidade chegará a aproximadamente 5,73MWh por ano de energia gerada, com um total de mais de 10 mil módulos fotovoltaicos. O desenvolvimento do projeto de ampliação e a execução devem estar finalizados em cerca de dois anos, para submissão às aprovações necessárias pela concessionária.

A UFLA deu início ao projeto de eficiência energética no câmpus em 2015. Cinco eco-bicicletários, cada um com 21 módulos fotovoltaicos integrados à estrutura, entraram em funcionamento. Em 2016, em um convênio celebrado entre a Universidade e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), foi criada a Usina Fotovoltaica da UFLA localizada no Complexo das Engenharias, com 250 módulos fotovoltaicos.

Em 2020, 960 módulos foram instalados nas proximidades do Centro de Eventos, formando um estacionamento solar. No entorno desse estacionamento, mais 2.600 módulos fotovoltaicos de solo foram instalados.

Além da geração de energia, a Usina Fotovoltaica é uma grande oportunidade para a capacitação técnica de estudantes, treinamento de eletricistas e esclarecimentos à comunidade de Lavras sobre alternativas energéticas.

Outros investimentos

No dia 8/10, o governo já havia anunciado 30 milhões de reais para conclusão do novo câmpus da UFLA na cidade de São Sebastião do Paraíso. Ao todo, 83 milhões de reais serão repassados à UFLA para investimentos em infraestrutura.

Em Lavras, o governo do estado fez também a entrega de 30 kits da Defesa Civil para Lavras e outros municípios da região.

Clique e assista ao vídeo sobre o evento de anúncio dos investimentos na UFLA.