EDUCAÇÃO INFANTIL

Crianças trataram de temáticas ambientais durante a III Apresentação Cultural do Nedi/UFLA

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 28 Junho 2022 18:20 | Última Atualização: Quarta, 13 Julho 2022 11:49
Gentileza solicitar descrição da imagem

Famílias atentas aos movimentos de seus pequenos, professoras empenhadas para que cada passo da programação se cumprisse da melhor forma possível, crianças empolgadas com fantasias e coreografias com as quais viveram a experiência de estar no palco: esse era o cenário no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA) na sexta-feira (24/6) à noite. Foi realizada a III Apresentação Cultural do Núcleo de Educação da Infância (Nedi/UFLA), com o tema “Meu compromisso com o Meio Ambiente”, exatamente no mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Cada uma das seis turmas da educação infantil fez sua apresentação, englobando os temas: uso consciente da água, animais e a preservação das espécies, 3R´s (reduzir, reutilizar e reciclar), ciclo da vida das plantas e algumas ações para ajudar o planeta. “Compreendemos que a preocupação com o meio ambiente envolve a nossa sobrevivência e deve começar desde a Educação Infantil. A forma como eu cuido do planeta tem implicações coletivas, por isso é necessário uma abordagem que vise à preservação”, explicou o texto de apresentação do evento.

A organização pedagógica do Nedi/UFLA é trimestral e, no momento, as crianças estão envolvidas na temática ambiental. Além das apresentações, o público conferiu os painéis de uma exposição no exterior do Salão, com atividades feitas pelas crianças a partir das várias aprendizagens que tiveram. A Apresentação Cultural do Nedi é um evento anual.

As apresentações

Grupo 3 (professora Apolliane) – Apresentação dançante sobre a importância da água, da vida marinha e da sustentabilidade. O Grupo realizou experiências com recursos disponíveis no Nedi e, com a ajuda das famílias, fez uso dos materiais recicláveis, utilizados para na apresentação ao som de "Hora do Blec", com a canção "Planeta Água".

Grupo 3 (professora Franciane) - O tema “lixo e reciclagem” mobilizou a turma, que descobriu que “nem tudo que sobra é lixo”. As crianças encenaram uma apresentação em que, brincando e aprendendo, ilustraram a separação do lixo para reciclagem e as brincadeiras que podem resultar dessa prática. No cenário, caixas de papelão se tornaram lixeiras pela ação das crianças, que pintaram e repintaram as cores correspondentes aos principais elementos recicláveis. Latas se transformaram em carrinhos e estiveram no palco. Copos descartáveis do lanche oferecido pelo Nedi se tornaram telefones de barbantes.

Grupo 4 (professora Kátia) – Partindo do interesse das crianças pelos animais, essa turma do Grupo 4 apresentou a música “Ciranda dos bichos”, do grupo Palavra Cantada. As crianças também recitaram um poema relacionado à temática. A iniciativa é uma das produções do projeto “Que Bicho é Esse?”, que tem o objetivo de ampliar o conhecimento das crianças sobre o mundo natural e animal, de forma a estimular o desenvolvimento da curiosidade e da capacidade de observação dos pequenos, abrangendo conhecimentos científicos de forma interdisciplinar e prazerosa. O projeto conta com a parceria do Núcleo de Estudos em Biologia Marinha, coordenado pela professora Alessandra Bueno.

Grupo 4 (professora Ana Paula) – A apresentação desse grupo surgiu a partir de hipóteses levantadas pelas crianças, que se perguntaram “Por que as árvores existem?”.  Pesquisaram e exploraram o assunto. Muitas descobertas e momentos de aprendizagem vieram dessa movimentação. A música “Planta Bambolê”, do grupo Palavra Cantada, embalou a apresentação.

Grupo 5 (professora Danuza) - Conhecer os animais para amá-los e protegê-los: esse foi um dos grandes objetivos de toda a preparação e execução da apresentação. Para isso, a turma utilizou o livro "A arca de Noé", do autor brasileiro Vinícius de Moraes, escrito em 1980, que aborda, de forma poética, bela e divertida, a presença e a importância dos animais.

Grupo 5 (professor Olga) – A turma encerrou a noite de apresentações dançando ao som de “Dias Melhores", da banda mineira Jota Quest. Depois do trabalho com a ideia de sustentabilidade social, as crianças construíram conhecimentos relacionados aos animais e preservação das espécies, à importância das árvores, ao uso consciente da água, à importância de reduzir os resíduos sólidos e de reutilizar materiais que iriam para o lixo. Ouviram histórias sobre como cuidar do planeta, fizeram obras de arte com elementos naturais, visitaram o Museu de História Natural da UFLA, brincaram na e com a natureza e construíram jogos que sistematizaram as informações vivenciadas. Também compreenderam que, na temática meio ambiente, os seres humanos são essenciais, porque fazem parte da natureza e se relacionam com ela.

Acompanhe a campanha e também as ações da UFLA durante as mobilizações de junho de 2022.

Veja a galeria de fotos (clique para ampliar):