Ir direto para menu de acessibilidade.
EDUCAÇÃO INFANTIL

Crianças trataram de temáticas ambientais durante a III Apresentação Cultural do Nedi/UFLA

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 28 Junho 2022 18:20 | Última Atualização: Quarta, 13 Julho 2022 11:49 | Acessos: 834
Gentileza solicitar descrição da imagem

Famílias atentas aos movimentos de seus pequenos, professoras empenhadas para que cada passo da programação se cumprisse da melhor forma possível, crianças empolgadas com fantasias e coreografias com as quais viveram a experiência de estar no palco: esse era o cenário no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA) na sexta-feira (24/6) à noite. Foi realizada a III Apresentação Cultural do Núcleo de Educação da Infância (Nedi/UFLA), com o tema “Meu compromisso com o Meio Ambiente”, exatamente no mês em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Cada uma das seis turmas da educação infantil fez sua apresentação, englobando os temas: uso consciente da água, animais e a preservação das espécies, 3R´s (reduzir, reutilizar e reciclar), ciclo da vida das plantas e algumas ações para ajudar o planeta. “Compreendemos que a preocupação com o meio ambiente envolve a nossa sobrevivência e deve começar desde a Educação Infantil. A forma como eu cuido do planeta tem implicações coletivas, por isso é necessário uma abordagem que vise à preservação”, explicou o texto de apresentação do evento.

A organização pedagógica do Nedi/UFLA é trimestral e, no momento, as crianças estão envolvidas na temática ambiental. Além das apresentações, o público conferiu os painéis de uma exposição no exterior do Salão, com atividades feitas pelas crianças a partir das várias aprendizagens que tiveram. A Apresentação Cultural do Nedi é um evento anual.

As apresentações

Grupo 3 (professora Apolliane) – Apresentação dançante sobre a importância da água, da vida marinha e da sustentabilidade. O Grupo realizou experiências com recursos disponíveis no Nedi e, com a ajuda das famílias, fez uso dos materiais recicláveis, utilizados para na apresentação ao som de "Hora do Blec", com a canção "Planeta Água".

 

 Grupo 3 (professora Franciane) - O tema “lixo e reciclagem” mobilizou a turma, que descobriu que “nem tudo que sobra é lixo”. As crianças encenaram uma apresentação em que, brincando e aprendendo, ilustraram a separação do lixo para reciclagem e as brincadeiras que podem resultar dessa prática. No cenário, caixas de papelão se tornaram lixeiras pela ação das crianças, que pintaram e repintaram as cores correspondentes aos principais elementos recicláveis. Latas se transformaram em carrinhos e estiveram no palco. Copos descartáveis do lanche oferecido pelo Nedi se tornaram telefones de barbantes.

  Grupo 4 (professora Kátia) – Partindo do interesse das crianças pelos animais, essa turma do Grupo 4 apresentou a música “Ciranda dos bichos”, do grupo Palavra Cantada. As crianças também recitaram um poema relacionado à temática. A iniciativa é uma das produções do projeto “Que Bicho é Esse?”, que tem o objetivo de ampliar o conhecimento das crianças sobre o mundo natural e animal, de forma a estimular o desenvolvimento da curiosidade e da capacidade de observação dos pequenos, abrangendo conhecimentos científicos de forma interdisciplinar e prazerosa. O projeto conta com a parceria do Núcleo de Estudos em Biologia Marinha, coordenado pela professora Alessandra Bueno.

  Grupo 4 (professora Ana Paula) – A apresentação desse grupo surgiu a partir de hipóteses levantadas pelas crianças, que se perguntaram “Por que as árvores existem?”.  Pesquisaram e exploraram o assunto. Muitas descobertas e momentos de aprendizagem vieram dessa movimentação. A música “Planta Bambolê”, do grupo Palavra Cantada, embalou a apresentação.

 

 Grupo 5 (professora Danuza) - Conhecer os animais para amá-los e protegê-los: esse foi um dos grandes objetivos de toda a preparação e execução da apresentação. Para isso, a turma utilizou o livro "A arca de Noé", do autor brasileiro Vinícius de Moraes, escrito em 1980, que aborda, de forma poética, bela e divertida, a presença e a importância dos animais.

 

  Grupo 5 (professor Olga) – A turma encerrou a noite de apresentações dançando ao som de “Dias Melhores", da banda mineira Jota Quest. Depois do trabalho com a ideia de sustentabilidade social, as crianças construíram conhecimentos relacionados aos animais e preservação das espécies, à importância das árvores, ao uso consciente da água, à importância de reduzir os resíduos sólidos e de reutilizar materiais que iriam para o lixo. Ouviram histórias sobre como cuidar do planeta, fizeram obras de arte com elementos naturais, visitaram o Museu de História Natural da UFLA, brincaram na e com a natureza e construíram jogos que sistematizaram as informações vivenciadas. Também compreenderam que, na temática meio ambiente, os seres humanos são essenciais, porque fazem parte da natureza e se relacionam com ela.

Acompanhe a campanha e também as ações da UFLA durante as mobilizações de junho de 2022.

Veja a galeria de fotos (clique para ampliar):