Ir direto para menu de acessibilidade.
EM CURSO

Câmpus Histórico da UFLA passa por revitalização para fomentar a integração com a sociedade e elevar receitas próprias

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 17 Agosto 2022 09:36 | Última Atualização: Quarta, 17 Agosto 2022 13:17
Gentileza solicitar descrição da imagem

Parte das edificações do Câmpus Histórico da Universidade Federal de Lavras (UFLA) está passando por melhorias. Reparos e adaptações nos imóveis estão sendo feitos pela equipe da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Logística (Proinfra), para conservação ou para que abriguem novos serviços, por meio da locação dos espaços.  Os objetivos são consolidar essa área do câmpus como espaço de interconexão com a cidade de Lavras e aumentar a geração de receitas próprias para a Universidade. 

Para conservação de instalações, está sendo feita a correção de infiltrações no Centro de Cultura, com pequenos reparos e pintura para manutenção da edificação, além de pintura do Museu Bi Moreira e pintura geral das edificações do local. Já para atender as necessidades internas de melhorias nos serviços da Universidade, o prédio imediatamente acima da antiga Cooperativa está passando por readequações e será a nova localização da Diretoria de Relações Internacionais (DRI). Parte do prédio onde funcionava o Hotel Alvorada está sendo adaptado para funcionamento do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Para locação, serão preparadas salas também na estrutura do antigo hotel, ao fundo, com potencial de gerar receita mensal acima de 20  mil reais. Ainda para atendimento a serviços externos, foi feita readequação do prédio onde funcionou a Coordenadoria de Educação a Distância (Cead), que já está ocupado pela Polícia Civil. O prédio onde atualmente funciona o AME será destinado à hospedagem nos projetos de internacionalização, para os quais foi construído, além de locação para a comunidade no sistema de apart-hotel.

A equipe de servidores e funcionários terceirizados da manutenção predial, da Proinfra, tem executado as melhorias. "Estamos nos desdobrando para viabilizar essa revitalização, já que ela vai contribuir, no caso dos espaços para locação, para a geração de receitas extras para a Universidade, tornando-se essencial neste momento de queda no financiamento público. Contamos, nas reformas, com materiais já disponíveis na Universidade, adquiridos com verbas de um Termo de Execução Descentralizado (TED) recebido em 2020. Mas teremos um grande desafio para concluir os trabalhos, já que ficaremos apenas com oito pedreiros e oito serventes para atender a todo o câmpus, após o desligamento dos funcionários terceirizados, ocasionado pelos cortes e orçamento", esclarece o pró-reitor de Infraestrutura e Logística, professor João Cândido de Souza. "Por isso, estamos priorizando as necessidades emergenciais. Algumas melhorias ainda necessárias no Câmpus Histórico terão que esperar condições melhores”.

Orçamento e geração de receitas próprias

De acordo com o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, em um cenário no qual o financiamento público está escasso, a geração de outras fontes de receita é representativa para o orçamento e merece atenção. “Outras universidades já utilizam a locação de imóveis como uma fonte importante de recursos. Na UFLA, não há tantas edificações disponíveis para esse fim, mas alguns espaços do Câmpus Histórico podem ser úteis a serviços externos. Assim, podemos, ao mesmo tempo, ampliar as receitas e promover uma integração maior da comunidade externa com o câmpus. A ideia é movimentar o câmpus histórico como espaço de cultura, lazer e trabalho”.

Editais devem ser publicados pela Universidade para concorrência pública dos interessados em ocupar os espaços para locação. De acordo com a Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag), atualmente a arrecadação de receitas próprias da UFLA é de cerca de 6 milhões de reais anuais, o que inclui não só a locação de imóveis, mas também a arrecadação no Restaurante Universitário, na venda de leite pela Fazenda Palmital, entre  outras fontes. “Para o ano de 2023, há uma previsão de quase 11 milhões de reais para o orçamento de rendas próprias, e a Universidade precisa realizar ações para que alcance essa ampliação. Caso contrário, haverá frustração de receita e o orçamento não poderá ser efetivamente executado”, explica o pró-reitor de Planejamento e Gestão, professor Márcio Machado Ladeira.

Câmpus Histórico como espaço de cultura 

O Câmpus Histórico concentra espaços culturais da UFLA, como os museus e o Centro de CulturaO Câmpus Histórico da UFLA concentra espaços da Universidade dedicados à cultura e abertos à população, como o Museu de História Natural e o Museu Bi Moreira, o Centro de Cultura (onde são desenvolvidos projetos de extensão e cultura também abertos ao público externo à Universidade) e a Casa das Pedras, integrada aos museus e que atualmente abriga as atividades do planetário. “A intenção é a busca contínua de recursos para garantir a melhoria constante desses espaços e das atividades que eles oferecem.

O Museu Bi Moreira, por exemplo, recebeu uma parte dos recursos de que necessita a partir de uma emenda parlamentar; outra contribuição vem da Universidade e continuamos buscando parceiros”, informa a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Christiane Rocha. O prédio, que celebra seu centenário em 2022, está passando por benfeitorias com o objetivo principal requalificar o espaço e sua reserva técnica de acordo com as recentes exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

Saúde e atendimento à comunidade

Com as melhorias e mudanças na região do Câmpus Histórico, o planejamento é que o AME, da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS/UFLA), passe a ocupar a parte frontal do prédio onde funcionou o Hotel Alvorada. Serão 32 consultórios disponíveis no local. O AME,  inaugurado em fevereiro de 2022, é uma parceria entre a UFLA e a Prefeitura Municipal de Lavras que, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), visa à formação dos estudantes de cursos de saúde da Universidade (Medicina, Nutrição e Educação Física) e oferece atendimentos gratuitos à comunidade lavrense em especialidades médicas como clínica geral, geriatria, ginecologia, neurologia, ortopedia, reumatologia, nutrição. Os atendimentos são feitos sob a orientação e supervisão de professores da Faculdade.

No Câmpus Histórico está localizada também a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), à qual está ligada a Clínica Odontológica, que funciona em parceria com o Unilavras desde 2014. Realiza cerca de 600 atendimentos à comunidade universitária por semestre. É também onde se desenvolvem as atividades do Núcleo de Saúde Mental, criado em março de 2019, com suporte psicológico e psiquiátrico aos estudantes em demandas relacionadas aos desafios da vida universitária.

Amparo à Internacionalização, no espaço histórico onde nasceu a Instituição em 1908 (a partir de uma missão internacional)

Prédio onde atualmente funciona o AME atenderá à Internacionalização, funcionando em parte com apart-hotel.O prédio onde atualmente funciona o AME, construído originalmente para atividades de internacionalização, será integralmente destinado à hospedagem, com vistas a fomentar os processos de internacionalização. São 30 apartamentos (quarto/banheiro e sala/cozinha), distribuídos em três andares, sendo três apartamentos (um em cada andar) adaptados para pessoas com deficiência. Há também uma lavandaria por andar. Esses apartamentos poderão ser locados, além de abrigarem visitantes estrangeiros em atividade na UFLA.

Para o diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun Júnior, mesmo com os muitos avanços já vividos no projeto de internacionalização da Universidade, há necessidade de recursos para viabilizar melhorias e novas ações. “Os recursos que virão com as locações vão ajudar, em primeiro lugar, a manter e conservar o próprio prédio, o que é relevante porque a oferta de hospedagem é um fator importante para atrair professores estrangeiros para ministração de cursos e outras ações de cooperação, assim como nos permite negociar com instituições estrangeiras parceiras para que façam oferta semelhante quando nossos docentes forem ao exterior para desenvolver esse tipo de atividade. Além disso, com o tempo, esses recursos podem viabilizar o pagamento de transporte e bolsas de curta duração para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que forem aprovados em editais internacionais para realização de intercâmbio”.

A DRI também passará a funcionar no Câmpus Histórico, na edificação que abrigou anteriormente uma parte da Diretoria de Tecnologia da Informação (DGTI). “Além de proporcionar o espaço adequado para o trabalho administrativo e de atendimento da DRI, o novo local terá função estratégica para que possamos acompanhar de perto a gestão do prédio de hospedagem e para estarmos acessíveis a estrangeiros que chegam ao câmpus pela Portaria Principal e têm dificuldade de localização e orientação interna”, explica Chalfun. Atualmente, a UFLA tem instrumentos de cooperação com 113 instituições internacionais, e investimentos são necessários para garantir a boa qualidade das relações com esses parceiros, de forma a gerar os melhores resultados para a comunidade acadêmica, a sociedade e o País. “Temos progredido, por exemplo, no número de acordos formalizados e na mobilidade da comunidade universitária, e agora precisamos avançar bastante na projeção da nossa reputação no cenário internacional e também na oferta de disciplinas em inglês, para atrair mais estudantes”.

Demais interfaces com a cidade

Escola de ensino infantil da UFLA atende cerca de 90 crianças da comunidade e fica localizada no Câmpus HistóricoOutro prédio do Câmpus Histórico que atende à sociedade é o Núcleo de Educação da Infância (Nedi), escola de ensino infantil pública e gratuita mantida pela Universidade, que atende a mais de 90 crianças, a partir do sorteio como forma de ingresso. Também estão no Câmpus Histórico a Rádio Universitária, a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) e a Coordenadoria de Educação a Distância (Cead). Há também as instituições externas que já funcionam no local, como o escritório do Ministério da Agricultura, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a Advocacia-Geral da União (AGU), o Instituto Estadual de Florestas (IEF), além do núcleo correicional da Polícia Civil, que agora passa a ocupar um novo prédio. 

Nas iniciativas de revitalização de áreas do Câmpus Histórico há também a intenção de reativar a área do restaurante e disponibilizar, ainda, outro local, próximo ao prédio das Fundações, para serviço de alimentação e lazer. A portaria que dá acesso direto ao Câmpus Histórico também deverá ser reaberta. Além disso, deverá ser construída uma nova via que dará acesso à portaria do Sind-Ufla, para melhorar a mobilidade e aumentar as áreas de estacionamento do Câmpus Histórico.

Identifique as instalações do Cãmpus Histórico e as atividades de cada local (clique nas imagens para ampliar):

Contribuições: Pedro Marçal, bolsista Proat

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção