Egressos

UFLA realiza homenagens a egressos que completaram 25 e 50 anos de formados

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Segunda, 12 Setembro 2022 16:39 | Última Atualização: Terça, 13 Setembro 2022 09:02
jubileu de ouro

Após dois anos suspensa devido à pandemia de Covid-19, a cerimônia do Jubileu de Ouro e Prata voltou a ser realizada de forma presencial. A solenidade é direcionada aos egressos que completam 25 ou 50 anos de formatura na Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) e na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Neste ano, as comemorações que integram o aniversário de 114 anos da Universidade dividiram-se em três cerimônias para contemplar as homenagens dos anos de 2020, 2021 e 2022.

Na manhã do dia 2/9, os egressos que se formaram nos anos de 1995 e 1970 estiveram no Salão de Convenções da UFLA, onde receberam, respectivamente, o diploma de Honra ao Mérito pelos seus 25 e 50 anos de formados, com os cumprimentos do reitor João Chrysostomo de Resende Júnior, do vice-reitor Valter Carvalho de Andrade Júnior e da chefe de gabinete Cinthia Divino Bustamante Murad. No mesmo dia, à tarde, egressos das turmas de 1996 e 1971 também foram homenageados pelo Jubileu de Ouro e Prata. A cerimônia se repetiu no dia 9/9, com a entrega dos certificados comemorativos às turmas de 1997 e 1972.

Para o vice-reitor, professor Valter, as comemorações tiveram um sentido especial. Ele completou seus 25 anos de formatura em Agronomia e reviu seus colegas de curso. O docente relembrou emocionado as mudanças pelas quais a Universidade passou esses anos. “A UFLA está bem diferente. Há 25 anos tínhamos, basicamente, os cursos de ciências agrárias. A Universidade se desenvolveu, cresceu muito e ampliou seus cursos graças ao trabalho de todos que aqui passaram: professores, técnicos-administrativos e estudantes, contribuindo com o crescimento de toda a sua estrutura e aumentando ainda mais sua importância para o Brasil e para o mundo”, disse.

Ver a UFLA se superando a cada dia é motivo de orgulho para os ex-alunos, como comentou a egressa da turma de Agronomia de 1997 Simone Mendes, hoje pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Fico muito feliz em ver a Universidade tão linda, mesmo em uma fase tão difícil, com tanta falta de recursos para as instituições públicas. Ver que a UFLA está aguentando firme, bonita, é um orgulho muito grande para todos nós.”

Quem foi estudante e hoje é docente da UFLA também contou sobre a emoção que é completar 25 anos de formado na Instituição. “Para mim é uma satisfação, mostra que o tempo passa muito rápido. Ver todo mundo bem demonstra o papel da nossa Universidade. Tenho muito orgulho de ter me formado, ficado aqui, e hoje ter o papel de formar novos recursos humanos. É uma alegria muito grande poder conquistar 25 anos de formado aqui na Universidade”, comentou o docente do Instituto de Ciências Naturais e egresso de Agronomia Antônio Chalfun Júnior.

Os egressos puderam compartilhar com os familiares a alegria do momento. O zootecnista Cláudio Duarte Lana celebrou seus 25 anos de formado ao lado da esposa e filhos. “É muito grande a emoção de poder participar, trazer minha família para ver a história da UFLA. Nós ingressamos no curso ainda ESAL, e nos formamos na UFLA. É uma emoção muito grande! Moro em Sete Lagoas e vim especialmente para o evento.”

Ex- aluno recebe homenagem especial pelos seus 74 anos de formatura

João e AlfredoDurante a tradicional cerimônia do Jubileu de Ouro e Prata, são estendidas homenagens também àqueles formados há mais de 50 anos.  Em 2022,  recebeu um diploma especial de Honra ao Mérito o engenheiro agrônomo Alfredo Pereira de Figueiredo, formado pela ESAL em 1948. O egresso, que atualmente vive sua aposentadoria em São Pedro D’ Aldeia, no Rio de Janeiro, foi homenageado pelos seus 74 anos de formatura e configura-se como exemplo para os demais ex-alunos da universidade.

Alfredo enfatizou a grandeza da Instituição em que estudou. “A UFLA agora é uma cidade, uma coisa gigantesca e muito bonita! Hoje tem 20 mil estudantes, na minha época eram cento e poucos. A diferença não tem explicação, é fantástica! Estou muito contente com o Brasil que consegue manter uma universidade como essa”, contou Alfredo.

Confira as fotos das cerimônias do Jubileu de Ouro e Prata em comemoração aos 114 anos:

Confira as fotos do jantar de ex-alunos que comemoraram ouro e prata em 2020 e 2021

Confira as fotos do jantar de ex-alunos que comemoraram ouro e prata em 2022

Assunto(s): ex-alunos , egressos , ESAL , jubileu