Ir direto para menu de acessibilidade.
formatura

Confira as informações referentes à Colação de Grau dos formandos 2022/1

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Sexta, 11 Novembro 2022 10:27 | Última Atualização: Sexta, 11 Novembro 2022 16:12

 

Na próxima semana será realizada mais uma colação de grau da Universidade Federal de Lavras (UFLA). As cerimônias ocorrem por unidade acadêmica/faculdade/escola/instituto, conforme cronograma já divulgado.

As colações são realizadas no Centro de Eventos da UFLA, na Avenida Norte (exceto a solenidade de egressos da FCSA, que ocorrerá no Salão de Convenções).

O formando deverá chegar com meia hora de antecedência, já vestido com a beca e ocupar a cadeira que estiver com o seu nome (ordem alfabética por curso e por formando). Debaixo da beca, deverá ter o cuidado de usar roupas e sapatos escuros.

Confira se seu nome está na lista de formandos aptos a colar grau. 

Retirada da beca

O formando deve pegar a beca obrigatoriamente no horário e dia indicados, conforme a programação abaixo, no Centro de Eventos (Avenida Norte), das 9h às 11h:

16/11 (quarta-feira): formandos ICN, FZMV e FCS.

17/11 (quinta-feira): formandos ICET e EENg.

18/11 (sexta-feira): formandos Esal e Faelch.

Egressos FCSA devem retirar a beca 40 minutos antes da colação de grau, no Salão de Convenções.

Somente colará grau o formando que retirar a sua beca e assinar a lista oficial de retirada. Caso o formando não esteja em Lavras no dia marcado, outra pessoa, indicada por ele, poderá retirá-la, desde que o nome do formando esteja na lista.

O valor do aluguel da beca é de R$80,00 (oitenta reais) por formando (valor que pode ser pago em dinheiro ou pix). Cada formando deve deixar, ao retirar a beca, uma caução (cheque ou valor em dinheiro) no valor de R$200,00 (duzentos reais), que será entregue na devolução da beca, logo após cada colação de grau. Os formandos com vulnerabilidade socioeconômica serão isentos do aluguel; porém, a caução é obrigatória a todos os formandos. Não é preciso levar nenhum documento que comprove a vulnerabilidade. Haverá uma lista com todos os nomes de isentos do pagamento.

Haverá beca para todos os formandos, mesmo para aqueles que não fizeram prova antecipadamente.

Avisos importantes

Aos formandos, convidados, autoridades, equipes de trabalho, fica terminantemente proibido durante a cerimônia de colação de grau:

  • fumar ou ingerir bebidas alcoólicas dentro do local.
  • pregar ou colar cartazes, faixas. No caso de faixa, a família ou convidado deverá segurá-la e, ainda, serão recolhidas as faixas com palavras de baixo calão;
  • colocar faixas no palco
  • bombas, cornetas, batuques, apitos, balões, ou qualquer tipo de instrumento que possa causar poluição sonora.
  • uso de lança-confete e fogos de artifício.
  • gestos de exibicionismo (dança, por ex.) ou gestos não condizentes com a cerimônia;
  • a subida de pessoas não autorizadas ao palco para acompanhar o formando, especialmente crianças, fotógrafos e cinegrafistas;
  • a participação simbólica dos alunos que não estiverem aptos a colar grau;
  • sair da colação antes do encerramento. A beca somente poderá ser devolvida, à empresa, após o encerramento da solenidade.

Aqueles que descumprirem as normas serão convidados a se retirar, pela equipe de segurança.

Formandos filhos de servidores da UFLA devem comunicar ao Cerimonial (com antecedência por e-mail) para que eles entreguem o certificado a seus filhos (formando que já comunicou e recebeu e-mail com instruções do Cerimonial não precisa fazer novamente)

Formandos oradores, juramentistas e responsáveis por entregar as homenagens, favor procurar o Cerimonial ao chegar à colação.

Atos protocolares da Colação de Grau

O protocolo é padrão para todas as cerimônias, seguindo os atos:

  1. Abertura/saudação: não há entradas com desfiles de autoridades ou de formandos. Inicia-se a cerimônia com todos os formandos e autoridades em seus devidos lugares.

Localização dos formandos: ao lado do palco (o cerimonial orienta os formandos quanto ao local)

  1. Abertura da sessão pelo presidente / Hino Nacional
  2. Juramento: um formando lê o juramento e todos os outros repetem em seguida. O capelo (chapéu) somente é colocado após o juramento e outorga do grau.

Juramento – é ato institucional e coletivo. Os formandos deverão ficar de pé (salvo aqueles que tenham necessidades especiais), com o braço direito estendido, e deverão repetir o juramento após cada frase.

O juramentista se posiciona de frente para a congregação, os demais formandos permanecem em seus lugares.

Texto do Juramento:

PROMETO NO EXERCÍCIO DAS FUNÇÕES DE MEU GRAU SER FIEL NA OBSERVÂNCIA DOS PRINCÍPIOS, DA HONESTIDADE E DA ÉTICA PROFISSIONAL, SERVINDO A TODO SER HUMANO, SEM DISTINÇÃO DE CLASSE SOCIAL OU PODER AQUISITIVO. JAMAIS ATENTANDO CONTRA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, BUSCANDO O JUSTO E A PAZ COMO RESULTADO FINAL E ACIMA DE TUDO PROMETO DEFENDER A LIBERDADE, POIS SEM A LIBERDADE NÃO HÁ PROFISSÃO QUE SOBREVIVA, JUSTIÇA QUE SE FORTALEÇA E NEM PAZ QUE SE CONCRETIZE. EU ASSIM PROMETO.

  1. Outorga pelo presidente da sessão.
  2. Orador/a dos formandos: em cada sessão poderá ter apenas um orador, representando os cursos que estão na sessão.
  3. Após o discurso ocorre a entrega das homenagens dos formandos (um por curso).
  4. Pronunciamento do Presidente da Sessão.
  5. Entrega dos certificados pelo presidente da sessão e patrono de cada curso.

Enquanto o Presidente da Sessão faz o seu pronunciamento, os formandos serão orientados a tirar foto assinando a ata da sessão, e serão posicionados próximos ao palco. O patrono de cada turma será convidado a conduzir a turma e ficará posicionado em frente à mesa.

Ao ser anunciado, o patrono deverá se posicionar ao lado do/a coordenador/a da secretaria integrada. Dela, os estudantes recebem a pasta para tirar foto e devolvem ao descer do palco.

  1. Mérito acadêmico e esportivo.

A equipe de cerimonial irá conduzir os agraciados até o palco. No momento em que o Cerimonial anunciar os nomes, eles já estarão posicionados próximos ao palco. O Presidente da Sessão coloca a medalha e entrega o certificado.

  1. Encerramento: os formandos podem jogar os capelos para cima, mas depois devem pagar de volta para devolver junto com a beca

Assinatura da ata

A Secretaria de cada Unidade Acadêmica colherá a assinatura de todos os formandos presentes na colação de grau. Somente os nomes que constarem assinados na lista irão para a ata no Sipac.

Em caso de colação de grau por procuração, o procurador deve assinar a lista de presença.

Um dia útil após a Cerimônia, o formando deverá acessar o Sipac, das 12h às 23h, e assinar a ata de colação de grau, para validar a participação no evento. A não assinatura tornará sem efeito a participação do formando no evento.

Um dia útil após a assinatura da ata, o formado deverá acessar o SIG, a partir das 14h, para emitir o Atestado de Conclusão de Curso e o Histórico Escolar.

 

Dúvidas relativas à cerimônia de colação de grau: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dúvidas relativas à procedimentos de colação de grau, diploma, lista de formandos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.