DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Sétima edição da “Ciência em Prosa” inaugura editoria que fala sobre ciência para o público infantil

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 15 Março 2023 17:49 | Última Atualização: Segunda, 20 Março 2023 14:24
Gentileza solicitar descrição da imagem

Está publicada na versão on-line da edição número 7 da revista de jornalismo científico da Universidade Federal de Lavras “Ciência em Prosa”. Ela traz a novidade de ter sido  transformada em uma publicação de capas invertidas, com conteúdos voltados ao público adulto e ao público infantil.

Após o lançamento da revista Ciência em Prosa em meados de 2018, as ações de Comunicação Pública da Ciência, Tecnologia e Inovação (CPCTI) da UFLA avançaram e amadureceram. Se os primeiros passos em direção à popularização da ciência tinham o desafio de tornar mais frequentes as divulgações que tratam do conhecimento científico produzido na Universidade, deixando-o mais acessível ao cidadão, agora a meta é avançar na “prosa”, adaptando-a a dois públicos e estimulando a troca de experiências: que adultos e crianças possam compartilhar do mesmo veículo na busca do conhecimento.

Aquela curiosidade característica das crianças, que interrogam os fenômenos do seu entorno nos primeiros anos de vida, precisa ser cativada, porque constitui um elo importante para que cresçam com o fascínio pelo saber, pelo aprendizado, pelas contribuições que a ciência pode trazer para sua jornada. A produção de um conteúdo de ciência para o público infantil veio, então, para ajudar a não deixá-las sem resposta, para estimular essa curiosidade natural e a busca de explicações sobre o mundo ao seu redor.

“Por que o grilo canta?”, “Como o vaga-lume pisca?”, “Para onde o sol vai quando chega a noite?”, “Por que as formigas andam em fila?” O quadro de vídeos “Prosinha com Ciência” trouxe para as mídias da UFLA perguntas das crianças que permitem mostrar que a ciência está em todo canto. Foi o passo inicial. Em seguida, nos meandros da Pandemia da Covid-19, que levou à necessidade de reprogramação do planejamento de distribuição da revista, uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Lavras despertou as equipes das coordenadorias de Comunicação Social e de Divulgação Científica para o fato de que o veículo pode reunir pais, professores e crianças em torno das questões da ciência, dando ensejo a prosas que vão além das suscitadas nos seis primeiros números da publicação.

Essa nova caminhada foi iniciada, e daqui para frente haverá sempre um conteúdo científico “de ponta-cabeça”, contemplando dois públicos, em um esforço para representar a ciência - que é de todos, e para todos. Haverá muito a aperfeiçoar na trajetória de escrever sobre ciência para crianças, mas os desafios fazem parte da rotina universitária.

Nessa primeira publicação, as capas invertidas trazem em destaque um assunto muito presente no cotidiano das famílias brasileiras, que exige a ação consciente de todos os seus membros: a educação financeira como caminho para equilibrar as contas diárias e planejar o futuro da família. Pesquisadores da UFLA mostram que não só os adultos, como também as crianças podem ajudar a cumprir as obrigações financeiras e a transformar sonhos em realidade.

A distribuição da versão impressa da revista ocorrerá após a finalização do processo licitatório de impressão gráfica. A Revista Ciência em Prosa é atualmente produzida com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).