Relatório de Gestão 2022 da UFLA está disponível para acesso pela comunidade

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 30 Março 2023 17:15 | Última Atualização: Quinta, 30 Março 2023 17:55
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Relatório de Gestão referente às atividades da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 2022 já está publicado e pode ser consultado por toda a sociedade. O documento cumpre orientações do Tribunal de Contas da União (TCU) de transparência e prestação de contas. A aprovação do conteúdo ocorreu em 21/3 no Conselho de Curadores, e em 28/3 no Conselho Universitário (CUNI).

Na mensagem de abertura do documento, assinada pelo reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, e pelo vice-reitor, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior, eles relatam as dificuldades orçamentárias vividas em 2022 e os impactos que elas trouxeram ao ambiente univesitário, bem como as ações adotadas que resultaram no fechamento do ano sem déficit. Falam também sobre o número insuficiente de servidores técnico-administrativos na UFLA, o que agrava a situação orçamentária, pressionando altos gastos com terceirização de serviços. Retomam a defesa, já feita em outras ocasiões, para que o Brasil adote a vinculação do financiamento das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) a um indicador econômico que permita a constância de orçamento suficiente, à semelhança do que ocorre com as universidades estaduais paulistas, o que viabilizaria um planejamento adequado e uma prestação de serviços cada vez melhor à sociedade.

O texto também destaca algumas das ações e resultados presentes no documento e que representaram avanços para a UFLA em 2022, apesar das limitações orçamentárias:

- Reestruturação do Processo de Avaliação Seriada (PAS), que além de outras melhorias garantiu o aumento do número de vagas para ingresso por essa modalidae e deu foco à população regional.
- Amplo trabalho de aprimoramento das matrizes curriculares, com inserção das atividades curriculares de extensão.
- Aprimoramento profissional dos docentes, por meio do Prodocente.
- Início do programa acadêmico do câmpus de São Sebastião do Paraíso, com ingresso das primeiras turmas do Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia (Bict).
- Criação, pelo CUNI, do novo curso de graduação presencial de bacharelado em Estatística, com ênfase em Ciência de Dados.
- Aprimoramento do ingresso nas engenharias do câmpus-sede, que passou a ser pelo Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia (Bict).
- Elevação dos conceitos de quinze programas de pós-graduação na avaliação quadrienal da Capes.
- Lançamento da plataforma OpenUFLA, que atende à pós-graduação lato sensu e outras modalidades de cursos;
- Avanço no número de instrumentos de colaboração internacional e nas produções científicas feitas em colboração internacional.
- Estabelecimento de 73 instrumentos jurídicos voltados à promoção da pesquisa, da inovação e da extensão tecnológica. Houve também melhorias dos processos, com redução do tempo de tramitação dos instrumentos jurídicos.
- Investimentos na assistência estudantil, com melhorias na Moradia Estudantil e aperfeiçoameto dos normativos relacionados ao Programa Institucional de Bolsas e Regulamento do Programa de Análise Socioeconômica do corpo discente dos cursos de graduação presenciais e dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFLA.
- Fortalecimento dos projetos de extensão com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
- Elaboração e aprovação da Política Cultural da UFLA.
- Elaboração e aprovação da Política Ambiental da Universidade.
- Investimentos em campanhas de conscientização ambiental, com consequente redução no consumo de energia elétrica.
- Adesão à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente.
- Participação de servidores nas ações de capacitação ofertadas diretamente pela Progepe e em ações contempladas pelo Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Técnico-administrativos.
- Investimentos em infraestrutura: reforma do Biotério Central, Galpão da Engenharia de Materiais, construção do Prédio da Administração Pública, Piscina Semi-Olímpica, Almoxarifado Central; revitalização do câmpus histórico para fomentar a integração com a sociedade e elevar receitas próprias; inauguração de outras 14 estruturas que passaram por por construção, reforma, ampliação e/ou reestruturação.
- Aporte em equipamentos de tecnologia de informação e comunicação, para atualizar o parque computacional, bem como contratação de instalação de linhas de gases para diversas edificações.
- Diagnóstico para projetos de prevenção de incêndio e pânico (AVCB) para todos os prédios. Alguns prédios já estão com o documento, e está traçado o cronograma de ação para a solução total dos problemas.
- Desempenho de destaque em diferentes rankings e avaliações externas.
- Negociações com o MEC e a Ebserh para garantir o funcionamento do Hospital Universitário da UFLA. Em junho de 2022, o MEC autizou a adesão.
- Reconhecimento do Núcleo de Educação da Infância como Colégio de Aplicação.
- Implementação e inauguração do Ambulatório de Especialidades Médicas, em parceria com a Prefeitua de Lavras e com atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O relatório é anual e sua produção é coordenada por uma comissão designada pela Reitoria, composta pelos servidores Adriano Higino Freire, Erasmo Evangelista de Oliveira, Flávio Lopes de Moraes, Heider Alvarenga de Jesus e Márcio Machado Ladeira. A produção dos relatos é feita pelas pró-reitorias e órgãos de gestão, com finalização da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS). Acesse o arquivo do Relatório 2022.