SAÚDE E BEM-ESTAR

Progepe promove série de reuniões com equipes de trabalho das unidades acadêmicas

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 16 Mai 2023 16:36 | Última Atualização: Sexta, 19 Mai 2023 10:02
Gentileza solicitar descrição da imagem

Os cuidados com a saúde, o sentido da vida e do trabalho, as crenças e hábitos que podem contribuir para a qualidade de vida, a busca por equilíbrio emocional e mental: essas e outras reflexões têm norteando a série de encontros que estão sendo realizados nas unidades acadêmicas da Universidade Federal de Lavras (UFLA), conduzidos pela Pró-Reitoria  de Gestão de Pessoas (Progepe), com o apoio da Coordenadoria de Saúde da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec). O intuito é discutir, por meio da interlocução com servidores, funcionários terceirizados e outros colaboradores das equipes de trabalho,  as ferramentas existentes para o enfrentamento dos desafios vivenciados.

Nessa segunda-feira (15/5), o encontro foi na Escola de Engenharia (EEng). As atividades tiveram início na Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal/UFLA) em 8/5. A previsão é de que as visitas sejam periódicas e ocorram ao longo do ano. A próxima unidade a receber o grupo da Progepe/Praec será o Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (Icet), em 23/5. A ação é mobilizada pelo objetivo de compartilhar com os servidores informações que podem contribuir para a qualidade de vida no trabalho e a promoção da saúde, bem como levantar demandas que possam ser implementadas nas unidades para aperfeiçoamento do clima organizacional.

No decorrer dos encontros, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Viviane Naves de Azevedo, fala do contexto que motiva as visitas. "Nós vivemos momentos de muitas mudanças nos últimos anos, como a pandemia de Covid-19, que trouxe os desafios de adaptação ao trabalho remoto e depois de retorno ao presencial; a situação de incerteza causada por cortes de orçamento e recursos insuficientes na Universidade; além da falta de servidores técnico-administrativos, que sobrecarrega as equipes em atuação. Tudo isso exige que desenvolvamos estratégias voltadas para a promoção do equilíbrio mental e qualidade de vida no trabalho", disse.

De acordo com a equipe que conduz as visitas, o relatório de gestão de 2022, na seção relativa ao Núcleo de Atenção à Saúde (NAS/Progepe), aponta um aumento de afastamentos por doenças relacionadas a transtornos de ansiedade, estresse e depressão, motivo que reforçou a necessidade de estabelecer um elo de aproximação entre os servidores e os profissionais da Progepe. A enfermeira do NAS Flávia Bruzzi conversa com as equipes durante as visitas e propõe reflexões diversas, como aquelas relacionadas à identificação dos diversos propósitos de vida. “Precisamos cuidar para que todos esses propósitos estejam em equilíbrio. Outra questão é a forma de nos relacionarmos com o passado, o presente e futuro. Projetar o foco no presente pode ser um fator importante de bem-estar”, diz.

A coordenadora da Secretaria Integrada da Escola de Engenharia, Josiane Schneider,  participou do encontro e avaliou como positiva a interação. “Achei a palestra da Flávia excelente, muito boa essa iniciativa da Progepe na tentativa de aproximação com os servidores e com um conteúdo tão enriquecedor. Se todos os servidores tiverem a mudança de mentalidade proposta ali, teremos um ambiente de trabalho e um clima organizacional muito melhor”, destacou. Considerando que as ações de cuidado propostas ficam distantes da realidade diária, pela falta de tempo para dedicação à atividade física, meditação e outros hábitos levantados, Josiane apresentou uma proposta. “Ao final da reunião, eu fiz a proposta à Progepe de se implementar na Instituição iniciativas como um projeto de ginástica laboral nas diversas unidades e setores da UFLA, talvez um projeto em parceria com o Departamento de Educação Física, a fim de nos proporcionar ao menos alguns minutos durante a jornada de trabalho para um descanso direcionado, tão importante para a saúde mental e, como manifestou a docente Elizabeth Ferreira, quem sabe ainda podermos aprender e praticar alguns minutos de mindfulness”, complementou.

Veja as próximas datas já agendadas:

23/5 - Icet. Local: Anfiteatro do DCC

5/6 - FZMV. Local: Anfiteatro da Zootecnia