COMPLEMENTO AO ORÇAMENTO DE 2023

UFLA recebe recursos de emendas individuais de bancada

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 05 Junho 2023 15:05 | Última Atualização: Segunda, 05 Junho 2023 17:32
Gentileza solicitar descrição da imagem

O orçamento da Universidade Federal de Lavras (UFLA) de 2023 passou a contar com recursos adicionais de mais de 1,1 milhão de reais, devido à destinação, feita por deputados federais, em suas emendas individuais de bancada, à Lei Orçamentária Anual (LOA 2023). Os valores serão utilizados em ações da Política Ambiental da UFLA, como a estruturação do Laboratório de Análise de Qualidade de Água e Efluentes (Laquae) e - por  remanejamento interno de recursos - irão colaborar para a contratação de projetos que visam à adequação das instalações do Hospital Universitário, que está em fase final de construção e realizará procedimentos de média e alta complexidade.

A destinação dos valores foi feita pelos deputados federais Reginaldo Lopes, Tiago Mitraud, Nely Aquino (intermediada pelo vereador de Lavras mestre Grilo, junto com o ex-deputado Marcelo Aro), Newton Cardoso Jr. e Dr. Frederico (por intermédio dos vereadores de Lavras Lavras Elis Amarante e delegada Ana Paula).

Com a recomposição anunciada pelo Governo Federal em abril, os danos previstos para a UFLA foram amenizados. Caso permanecesse o orçamento original previsto na LOA 2023, haveria impossibilidade de funcionamento da Instituição por três meses no ano. Ainda assim, os recursos atualmente disponíveis não são suficientes para a manutenção integral da Instituição e seus projetos durante o ano. Por isso, de acordo com o reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, um trabalho contínuo deve ser feito na busca por recursos adicionais, para que todas as ações planejadas possam ser realizadas. "A contribuição dessas emendas de bancada individuais é importante nesse contexto, e nos ajuda a materializar projetos essenciais para a qualidade da universidade pública, gratuita e de qualidade", avalia.  “Continuamos os esforços para que tenhamos novas conquistas, a serem revertidas para nossas atividades finalísticas, que são focadas no cidadão e no interesse público”.

Clique e acompanhe as últimas informações publicadas sobre o orçamento da UFLA para 2023.

Sobre os projetos do Hospital e da Política Ambiental

No âmbito da Política Ambiental da UFLA, os recursos das emendas irão contribuir na aquisição de equipamentos para o Laquae e de um novo sistema de bombeamento para a Estação de Tratamento de Água, com obras de ampliação e de adequação da estrutura já existente, o que resultará em maior eficiência e na melhoria da qualidade do trabalho realizado, além de redução de desperdícios e maior segurança para os operadores.

A Política Ambiental da UFLA abrange ações voltadas a áreas como o tratamento de água e esgoto; proteção de nascentes e matas ciliares; programa de gerenciamento de resíduos químicos; recolhimento e tratamento de resíduos biológicos; gestão de resíduos; recuperação de áreas degradadas; prevenção de zoonoses, endemias e epidemias; construções ecologicamente corretas; gestão energética; geração de energia sustentável e gestão da qualidade ambiental.

Já na área da saúde, a construção do Hospital Universitário está em fase final, com plano assistencial pensado para atender aos requisitos estabelecidos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que será a responsável pela gestão do espaço e das atividades. Na elaboração do plano, até o momento, foram consideradas as necessidades do município, da micro e da macro região, para que possa contemplar, da melhor forma, a assistência regional em saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Integrantes da Ebserh visitarão a UFLA nas próximas semanas para novas contribuições ao plano, sob a perspectiva da atual gestão da empresa. A fase atual é de contratação do projeto arquitetônico e projetos complementares necessários para o redesenho de uso do espaço construído e realocação de serviços, o que será feito por colaboração direta entre as equipes da UFLA e da Ebserh. A gestão da Universidade está à frente das negociações para que os recursos ainda necessários sejam garantidos. A previsão de funcionamento é 2025.