DESCARACTERIZAÇÃO DE PRODUTOS

Receita Federal apresentou a equipes da UFLA potencialidades de novas parcerias

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 15 Junho 2023 18:08 | Última Atualização: Segunda, 19 Junho 2023 18:03
Gentileza solicitar descrição da imagem

Pró-reitores, diretores e coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participaram, na última terça-feira (13/6), de um encontro com o delegado da Receita Federal em Varginha, o auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa. O objetivo da reunião foi a apresentação das possibilidades de fortalecimento da parceria entre as duas instituições, por meio do desenvolvimento de projetos de descaracterização de produtos apreendidos pela Receita Federal, com sua transformação em soluções sustentáveis e úteis para a sociedade.

De acordo com a apresentação do delegado, há uma variedade de produtos apreendidos, que podem ser solicitados pelos pesquisadores para aplicação em projetos. Atualmente, a UFLA já possui parcerias com a receita para descaracterização de produtos como tabaco e TV box. Para o vice-reitor da UFLA, professor Valter Carvalho de Andrade Júnior, que esteve presente no encontro, a integração entre órgãos públicos, como tem ocorrido entre a Universidade e a Receita Federal, traz retornos importantes para a sociedade.

"Hoje temos três projetos ativos nesta parceria, que incluem o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), a descaracterização de cigarros e a descaracterização de tvs box. São ações que evitam os impactos ambientais do descarte desse material apreendido e lhes conferem novos usos, revertendo-se em benefícios para a sociedade. A oportunidade apresentada é que novos projetos, em todas as áreas do conhecimento, possam ser contemplados, contribuindo para o ensino, a pesquisa e a extensão", avalia o professor.

De acordo com os fluxos definidos, os coordenadores de projetos que tiverem demandas que possam ser atendidas por meio da parceria com a Receita Federal devem encaminhar as propostas aos diretores de sua unidade acadêmica. Os diretores ficarão responsáveis pelo encaminhamento ao pró-reitor de Infraestrutura e Logística, que fará a intermediação dos contatos com o órgão.