América Latina

UFLA é a 3ª instituição de Minas Gerais no Times Higher Education Latin America University Rankings 2023

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 05 Julho 2023 20:13 | Última Atualização: Quinta, 06 Julho 2023 10:20
Gentileza solicitar descrição da imagem
Imagem: Divulgação THE

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) é a 3ª instituição melhor ranqueada em Minas Gerais no “Times Higher Education Latin America University Rankings 2023”. A posição se mantém desde a primeira edição do ranking, de 2016. Na classificação geral, divulgada na terça-feira (4/7), a Universidade ocupa a 32ª posição entre as 197 instituições avaliadas em 13 países da América Latina e do Caribe. Os dados avaliados são referentes a resultados do ano de 2021.

Confira o ranking completo.

O Brasil é o país com maior número de instituições elencadas no ranking, com um total de 65 universidades, seguido por Chile, Colômbia, México e Equador. Ao considerar apenas as instituições brasileiras, a UFLA ocupa a 21ª posição.

O ranking é baseado nos mesmos indicadores de desempenho do THE World University Rankings, agrupado em cinco grandes áreas: Ensino (ambiente de aprendizagem); Pesquisa (volume, receita e reputação); Citações (influência da pesquisa); Perspectiva Internacional (funcionários, estudantes e pesquisa); e Renda da Indústria (transferência de conhecimento).

De acordo com o diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Antônio Chalfun Júnior, a pontuação geral da Universidade teve uma redução de quatro pontos em relação à edição de 2022, entretanto com uma elevação no indicador "Citações". Ele explica que a avaliação e os planejamentos a partir dos indicadores dos rankings internacionais são constantes. “Estar entre as 50 melhores universidades da América Latina é uma conquista de toda a nossa comunidade. Em 2021, ano considerado para o levantamento dos dados da edição 2023, havia indicadores aos quais ainda precisávamos nos dedicar, como é o caso das métricas referentes aos investimentos da indústria em pesquisas. Desde então, a UFLA tem avançado nessas ações”, avalia.

Os rankings, além de permitirem às universidades uma avaliação externa periódica de seus resultados, são considerados bons parâmetros para novos planejamentos e aperfeiçoamento de ações e projetos, que estejam em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Segundo o reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, os investimentos feitos nos últimos anos, focados nas estratégias do PDI, vão ao encontro de vários dos quesitos avaliados nesses rankings.

“Nessa perspectiva, temos desenvolvido iniciativas que aperfeiçoam nossos relacionamentos com o setor produtivo - como a implementação de novos processos que dão maior celeridade à tramitação de instrumentos jurídicos de parcerias, a criação da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo  e o avanço das tratativas para publicação do edital de ocupação do Parque Tecnológico - além daquelas iniciativas que elevam a presença internacional da Instituição, como a parceria com a Agência Brasileira de Cooperação e com o Grupo de Cooperação Internacional das Universidades Brasileiras, bem como  a celebração de novos acordos com instituições de ensino pelo mundo. Nossa comunidade acadêmica tem trabalhado nessas e em outras frentes, com o compromisso sempre de gerar resultados importantes para a sociedade”, diz o reitor.